Emater Goiás encerra programação da 37ª Assembleia da Asbraer na Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia

A fazenda tem o maior pomar de jabuticabas do mundo e recebe milhares de turistas durante temporada de frutos

O encerramento da 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), sediada pela Emater Goiás, foi marcado pela visita técnica ao maior pomar de jabuticabas do mundo. A Vinícola Jabuticabal, localizada no município de Hidrolândia, possui 42 mil pés da fruta e atrai milhares de turistas durante a temporada de jabuticabas, que acontece de setembro a novembro.

A história da Fazenda Jabuticabal inicia com a criação da capital. Os primeiros pés foram plantados em 1947, por Antônio, que era pedreiro e feirante, e sua esposa, Maria da Luz de Jesus. Seu Antônio morava em Nova Fátima, povoado de Hidrolândia, e fazia feiras em Goiânia, recém criada à época. Ao perceber o potencial de crescimento da capital planejada, decidiu investir na plantação de jabuticaba.

Quem contou a história fazenda aos dirigentes das 19 delegações de entidades públicas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária que visitam o local, foi um dos 11 filhos do fundador, Paulo Antônio Silva. Paulo recepcionou o grupo na Vinícola e mostrou como funciona o negócio da família e os desafios atuais e os que foram superados ao longo de mais de sete décadas.

“É uma alegria trazer a comitiva da Asbraer para conhecer esse empreendimento de sucesso que a família do Paulo, com espiríto empreendedor, fez esta fazenda ser a maior fazenda de jabuticaba do mundo. Nós da Emater Goiás temos uma parceria importante aqui com o Paulo e com os demais produtores da fruta no município. Nossas pesquisadoras têm feito um trabalho sério aqui para auxiliar o Paulo e atender a demandas do produtor rural. Nossa missão é levar novas tecnologias e conhecimento aos nossos produtores para que eles produzam cada vez mais e melhor. Modelos de sucesso como estes são importantes e a gente precisa trazer as pessoas para conhecerem”, explicou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.

“Ficamos muito honrados e agradecidos pela presença de todos vocês. A gente não vive sozinho e, por isso precisamos ter parceiros. A parceria com a Emater Goiás é muito forte e em nome dos produtores do nosso estado, agradeço mais uma vez pelo empenho de vocês em nos ajudar”, destacou o proprietário Paulo, convidamos os membros da comitiva a visitar a fazenda sempre que estiverem passando por Goiás.

“Nós temos dado prioridade durante nossa assembleia destas visitas técnicas. Essa troca através do intercâmbio de experiências e quero parabenizar o presidente Rafael e toda sua equipe da Emater Goiás, as pesquisadoras Dra. Maria José del Peloso e Dra. Mauríza Carneiro, e ao proprietário Paulo pelo trabalho. Estamos na maior propriedade de jabuticaba e isso é aqui no Brasil, no estado de Goiás, e a Ater pública junto com a pesquisa faz parte deste trabalho desenvolvido aqui há anos pela família do Paulo. Isso é renda, é produção e é isso que movimenta nosso país”, enfatizou o presidente da Asbraer, Luciano Brandão.

A Vinícola Jabuticabal além de comercializar a fruta in natura, também produz vinhos, sucos, geléias e cosméticos feitos com o óleo extraído da folha. Durante a visita técnica, as delegações também conheceram como funciona os processos de fabricação dos vinhos, visitaram a indústria que funciona no local e degustaram diversos tipos de bebida.

Cultivo da jabuticaba em Hidrolândia

Hidrolândia é polo da produção da fruta em Goiás e recebe turistas de vários lugares do país. De acordo com um levantamento feito pela Agência, o município conta com 128 pomares e 250 produtores cadastrados. A área total plantada corresponde a 254 hectares, com mais de 64 mil pés, o que gera uma produção anual de em média 6 mil toneladas.

A cidade é conhecida mundialmente pela cultura de jabuticabeiras e essa atividade turística gera trabalho e renda para o município. Entre os meses de setembro a novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior a procura da jabuticaba e seus derivados.

No município, a Emater Goiás há décadas acompanha de perto produtores de jabuticabas dando orientações por meio dos serviços assistência técnica e extensão rural da instituição. Desta forma, coleta e armazena dados com finalidades técnicas para fortalecer o trabalho de produtores rurais da cidade, que encontraram no fruto sua principal fonte de renda.

37ª Assembleia da Asbraer

Sediada pela Emater Goiás, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) aconteceu de 1 a 3 de agosto. O encontro teve como objetivo reunir dirigentes de instituições públicas dos 26 estados e do Distrito Federal que prestam serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária para debater assuntos importantes para a valorização e fortalecimento das entidades em todo o país.

A Emater Goiás está entre estas instituições que realizam um trabalho sério para garantir o desenvolvimento efetivo da agricultura familiar brasileira.

@ematergoias Publicado em Sem categoria | Editar