Emater Goiás capacita técnicos para atuar no programa de Bovinocultura Sustentável

O treinamento, realizado em Goiânia, reuniu 30 servidores de dezenas de municípios goianos

A Emater Goiás, em parceria com a Associação Rede ILPF – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, realizou do dia 12 a 14 de agosto, o curso de capacitação em Bovinocultura Sustentável para técnicos agrícolas da instituição. A formação, realizada no Centro de Treinamento em Goiânia, teve como objetivo capacitar os servidores para implementação do programa junto aos produtores rurais assistidos em todo o estado de Goiás.

O curso reuniu 30 técnicos de diversos municípios e contou com aulas ministradas pelo zootecnista e coordenador do programa, Fernando Coelho, técnicos da rede ILPF e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

De acordo com Fernando Coelho, a Bovinocultura Sustentável oferece diversos benefícios ao produtor rural. “É possível aumentar a produtividade, por meio do conhecimento sobre solo, forrageiras e interação com os animais, reduzindo os custos”, acrescenta.

Durante a capacitação, foram mostradas técnicas como o manejo correto do solo, de pastagem, ambiental, reprodutivo e sanitário, assim como planejamento e gestão de propriedade. Além disso, foram abordados temas socioeconômicos do meio agrícola, como a sucessão familiar e a participação da família nos processos produtivos.

Ainda, os técnicos receberam instruções sobre as melhores formas de ampliar o lucro da produção, através de atos como a diversificação dos produtos e o aproveitamento do excedente de produção. Dessa forma, poderão garantir que os pecuaristas por eles assistidos possam obter renda significativa da atividade.

Segundo o coordenador de projetos da Associação Rede ILPF, Nilo Leal Sander, o módulo de promoção de sistemas de integração lavoura pecuária floresta (ILPF), proporciona aos participantes alinhamento de informações sobre a importância dos sistemas integrados e seus efeitos ambientais, produtivos e econômicos. “Além da teoria, a prática realizada com os alunos fornece subsídios para que eles proponham o sistema na prática com maneiras e metodologias de monitoramento”, detalhou o coordenador. De acordo com ele, a falta de segurança na implementação e monitoramento dos sistemas integrados é uma grande dificuldade apontada pelos integrantes.

Com a conclusão do curso, a proposta é que os 30 profissionais ofereçam assistência técnica a famílias com interesse em implatar o programa Bovinocultura Sustentável em suas propriedades. “Tudo começa com uma visita técnica ao produtor para preencher o formulário marco zero; andar e conhecer a propriedade; ouvir o proprietário, funcionários e familiares para elaborar um projeto de sustentabilidade econômica, social e ambiental e depois apresentá-los. Em seguida, são realizadas visitas técnicas mensais para coletar e analisar amostras de solo, permitindo ajustes no manejo com recomendações para o proprietário realizar adequações”, explica Fernando Coelho.

Além dos aspectos econômicos, as visitas abordam práticas ambientais como o cumprimento da legislação, conservação do solo e manejo sustentável. Já no âmbito social, focam na valorização dos envolvidos, empoderamento, inclusão feminina, e melhorias na alimentação e condições de vida.

Programa Bovinocultura Sustentável

O Programa de Bovinocultura Sustentável é uma iniciativa da Emater Goiás que visa levar ao campo uma proposta inovadora dentro dos princípios econômico, ambiental e social, com assistência técnica continuada, personalizada, qualificada e eficiente.

Sua execução é baseada integração e conscientização do produtor rural acerca da produção de alimentos de alta qualidade com segurança alimentar, por meio do processo de estruturação do solo, da forrageira e da interação com os animais. Dessa forma, realiza-se o manejo correto das pastagens, melhora a gestão da propriedade e reforça o conceito de empresa rural.

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322