Emater facilitou investimento de R$ 60 milhões na agricultura familiar por meio de Crédito Rural, aponta Agro em Dados

Instituição elaborou 746 projetos de financiamento no primeiro semestre deste ano. Valor foi destinado para investimento em propriedades de 70 municípios goianos

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) facilitou o aporte de R$ 60,3 milhões na economia goiana no primeiro semestre deste ano, por meio da elaboração de 746 projetos de Crédito Rural para a agricultura familiar. A informação foi publicada na edição deste mês do Agro em Dados, boletim divulgado nesta sexta-feira (27), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Conforme o informativo, o valor foi destinado para investimento em propriedades localizadas em 70 municípios espalhados por todas as regiões de Goiás. A assessoria para obtenção de financiamento é um dos principais serviços executados pela Emater, podendo ser beneficiados produtores rurais de pequeno porte e suas formas associativas.

As linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são voltadas para os integrantes do programa, por isso é importante que o agricultor familiar tenha em mãos a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O recurso pode ser utilizado para custeio e investimento em implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas.

Feijão em alta

Além das informações sobre Crédito Rural, o Agro em Dados aponta para a estimativa de crescimento da cultura de feijão em relação à safra anterior. Goiás entra para o ranking de maiores produtores, assumindo a quarta colocação entre os Estados e o Distrito Federal. A produção goiana do grão deve atingir 353,9 mil toneladas (+6,3%), com área plantada de 144,5 mil hectares (+4,1%) e produtividade média de 2,4 toneladas por hectare (+2,1%).

Expediente

A revista Agro em Dados é elaborada pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

ACESSE AQUI O AGRO EM DADOS DE AGOSTO

comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322