A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizou nessa quarta-feira (12) o “Dia D do PAA Goiás 2023”, em Anápolis. Com o propósito de tirar dúvidas e estimular agricultores familiares a participar do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás), o evento reuniu produtores e autoridades do segmento no Sindicato Rural do município. O prazo para inscrições se encerra na próxima terça-feira, 18 de julho. A Emater e a Seapa são gestoras da iniciativa, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social.
Representando o presidente da Emater, Rafael Gouveia, o diretor de assistência técnica e extensão rural, Antelmo Teixeira Alves, destacou a importância da adesão dos agricultores familiares ao programa. “Além de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar goiana, o PAA também contribui com a inclusão econômica e social no meio rural, e na geração de renda para os agricultores familiares”, ressaltou. O diretor reforça ainda os agricultores interessados devem pode procurar o escritório da Emater mais perto para tirar dúvidas e receber ajuda dos extensionistas rurais no cadastramento da sua proposta.
“Estamos na reta final do prazo de inscrições, por isso estamos realizando eventos em todo o estado para levar mais informações aos agricultores familiares que ainda têm alguma dúvida ou dificuldade para cadastrar sua proposta. É mais uma etapa de uma ampla mobilização que o Governo de Goiás vem fazendo nas últimas semanas. Percorremos várias cidades falando com produtores, tirando dúvidas e cadastrando propostas”, destacou o secretário Pedro Leonardo Rezende.
A Agência é a responsável por cadastrar os agricultores aptos a participar do programa. São cerca 200 unidades locais espalhadas por todo o estado, confira os endereços completos no site da Emater. Nos escritórios locais, os interessados recebem orientações para o preenchimento de formulários e envio eletrônico da documentação, além de esclarecimentos sobre os requisitos para participar do PAA Estadual. Os produtores rurais de municípios onde não há escritórios da Emater, equipes se deslocarão para atender à demanda.
Participaram também do evento o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta, o presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Vitor Caixeta, e a servidora da Prefeitura de Anápolis, Nathalia Naoum.
Inscrições
O prazo de inscrições ao PAA Goiás se encerra no dia 18 de julho, quando se completam 30 dias da publicação do edital do programa no Diário Oficial do Estado. Conforme o edital, o Governo de Goiás vai adquirir os produtos na modalidade Compra com Doação Simultânea, ou seja, os alimentos deverão ser entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela OVG, e estas instituições repassarão os produtos a famílias carentes.
O Edital do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás) está disponível nos sites oficiais da Emater e da Seapa: www.emater.go.gov.br e www.agricultura.go.gov.br. O documento traz todos os detalhes do processo de candidatura e seleção das propostas ao PAA 2023, além das condições de participação no programa, tabela referencial de preço por produto e modelos de formulários.
As entidades sociais também devem se cadastrar para participar do PAA como beneficiárias recebedoras dos alimentos. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é responsável por tirar dúvidas e cadastrar as candidatas. Já a classificação e a seleção tanto de produtores quanto de entidades estão a cargo do Grupo Gestor da Política Estadual de Compra da Agricultura Familiar (GG-Pecaf).
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
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