Emater e Ministério Público realizam Dia de Campo em Uruana para apresentar resultados do projeto Ser Natureza

Agência é responsável pelo cerceamento de nascentes e plantio de mudas nativas para recuperar o manancial do Rio Uru

Para apresentar os resultados das ações do projeto Ser Natureza, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em parceria com o Ministério Público de Goiás, Saneago e a Prefeitura de Uruana, realizou na última quarta-feira, 5, um Dia de Campo no município. Durante o encontro, foram divulgados as ações de gestão de solo e água que estão sendo realizadas na bacia do Rio Uru, manancial responsável pelo abastecimento hídrico da cidade.

Em Uruana, o objetivo é recuperar as nascentes na bacia do Rio Uru por meio do cerceamento e plantio de mudas nativas. Além disso, o projeto prevê a realização de práticas de conservação de solo para melhorar a qualidade e a quantidade de água. Na execução das ações, a Emater é a responsável por fazer o levantamento das demandas de campo e por elaborar o projeto de gestão de solo e água em bacias hidrográficas.

“A Emater tem um papel muito importante na realização deste projeto porque nossa equipe conhece a região, trabalha diretamente com os produtores rurais, por isso temos conhecimento técnico para elaborar o projeto e acompanhar a sua implementação”, explica Léo Lince, engenheiro florestal da Agência.

O projeto, criado em 2008 pelo Ministério Público, consiste em ações de recuperação de nascentes, preservação do solo e da água, restauração da vegetação e recursos ambientais em todo o estado de Goiás. Ao todo, mais de 300 nascentes já foram recuperadas.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias