Emater e Fetaeg discutem crescimento da agricultura familiar em Goiás

“Para a agricultura familiar prosperar é fundamental a construção de parcerias”, defende presidente da Emater

Membros da presidência e diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (Fetaeg) estiveram, nesta quarta-feira (16), na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) para uma reunião com o objetivo de aproximar a instituição e o Governo de Goiás nas ações realizadas em favor da agricultura familiar goiana. O presidente Elias D’Angelo Borges e os secretários Orlando Luiz e Orcídio Carlos de Oliveira foram recebidos pelo presidente da Agência, Pedro Leonardo Rezende, e pela chefe de gabinete, Simeire Ribeiro.

A discussão, que teve como norte o desenvolvimento da agricultura familiar goiana, foi pautada pelo conhecimento de políticas públicas propostas pelo Governo de Goiás especificamente para este público e a construção de uma proximidade entre as instituições no sentido de ampliar o acesso destas famílias a programas e projetos já existentes e em curso na Emater.

Para o presidente da Fetaeg, Elias D’Angelo, há diversas possibilidades de crescimento para o agricultor familiar propostas pelo Governo Estadual atualmente, e a Fetaeg pode ser um canal de comunicação direto com os agricultores, um agente catalizador no repasse de informações. “A Emater sempre esteve conosco em nossas lidas diárias. Há décadas temos uma boa relação com os técnicos da Emater nos municípios. Foram inúmeros os auxílios que eles já nos prestaram em nossas propriedades. Agora estamos sentindo falta disso novamente, porque o quadro está reduzido e já não temos um acompanhamento tão próximo como antigamente”, pondera o secretário de Políticas Agrícolas e também agricultor familiar Orlando Luiz.

Presidente Pedro Leonardo Rezende recebe presidente da Fetaeg, Elias D’Angelo, e secretários de Políticas Agrícolas, Orlando Luiz, e Políticas Agrárias, Orcídio de Oliveira

Confiante nessa aproximação colaborativa entre as duas instituições, o presidente Pedro Leonardo Rezende enfatiza sua importância, principalmente sob o argumento do objetivo comum de fazer prosperar a agricultura familiar em Goiás, que é o público final de ambas as casas. “Para a agricultura familiar prosperar é fundamental a construção de parcerias. De mãos dadas vamos todos muito mais longe e mais fortes”, sustenta.

Como compromisso dessa parceria, uma nova reunião foi pré-agendada para o início do mês de janeiro, com o corpo técnico da Emater e o corpo diretivo da Fetaeg, para esclarecimento de dúvidas, apresentação detalha de políticas públicas e proposta de uma agenda mais colaborativa entre as entidades.

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815/(62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com