Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética em Sanclerlândia

Ação visa levar até produtores rurais informações sobre novas tecnologias e produtividade bovina, além da comercialização de touros PO a preços acessíveis

Para contribuir com o aumento da produção de carne e leite de origem bovina no estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou mais uma edição da feira do Programa de Melhoria de Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) em Sanclerlândia, no última sexta-feira, 11/08.

A feira aconteceu durante a 27ª edição da Expoagro e foi organizada pela Emater em parceria com a Prefeitura de Sanclerlândia. A ABCZ, por meio da zootecnista Vanessa Barbosa, foi responsável por fazer o convite aos produtores que são criadores de touros puros de origem (PO) das raças zebuínas que foram comercializados na feira.

Além da contribuição com a produção leiteira e de carne bovina em Goiás, o programa também prevê a compra de animais puros de origem a preços mais acessíveis a agricultores familiares, como forma de aumentar a sua rentabilidade.

“O nosso objetivo com o Pró-Genética é fazer com que o agricultor familiar possa ter acesso a uma genética melhorada. Com o acompanhamento dos nossos extensionistas e com um touro de melhor qualidade genética, os agricultores vão conseguir aumentar a sua produção e, consequemente, a sua renda”, ressalta Antelmo Teixeira, diretor de Assistência Técnica da Emater.

Durante a feira, foram comercializados animais das raças Gir Leiteira, Nelore, Tabapuã, Guzerá Leiteiro e Sindi. Os touros puros de origem possuem registro definitivo, exames andrológicos que atestam a qualidade de reprodução desses animais e exames negativos para doenças como brucelose e tuberculose.

Torneiro Leiteiro

Durante a 27ª Expoagro de Sanclerlândia, a Emater realizou ainda, um torneio leiteiro entre onze produtores com o intuito de incentivar a produção no município. A competição teve como objetivo mostrar o nível genético do rebanho leiteiro da cidade.

O primeiro colocado no torneio foi o produtor Leandro Oliveira, que participa de competições há mais 15 anos. A vaca do vencedor produz em média 58 litros por dia.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias