Emater e ABCZ firmam parceria em programa de recuperação de pastagens

Objetivo do Integra Zebu é reverter crescente quadro de degradação de pastos, implantando tecnologias para melhoria da qualidade do rebanho e desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis. Em Goiás, Emater irá implantar três Unidades Demonstrativas para o projeto | Imagem: Nivaldo Ferr/Emater

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) firmaram na última semana um Termo de Cooperação Técnica, assinado pelo presidente Pedro Leonardo Rezende e pelo diretor de Assistência Técnica Antelmo Teixeira, para a execução do programa Integra Zebu. O objetivo do projeto é reverter o crescente quadro de degradação das pastagens, implantando tecnologias já consolidadas para a melhoria da qualidade do rebanho e desenvolvimento de práticas agropecuárias sustentáveis.

O acordo prevê a instalação de três Unidades Demonstrativas (UD) em propriedades assistidas pela Emater nos municípios de Firminópolis, Goiás e Mambaí. Nelas serão introduzidas soluções para o manejo das pastagens, como os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). As estratégias adotam o cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.

Segundo a assessora técnica da Emater, Ana Kássia Ribeiro, os critérios para a seleção das unidades foram o enquadramento enquanto agricultura familiar e a presença de algum nível de degradação nas áreas de pasto do estabelecimento rural. O programa também visa o melhoramento genético bovino por meio da restauração das pastagens, incorporação de raças zebuínas e utilização de touros melhoradores.

Além das UDs, será implantada uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) na Estação Experimental da Emater em Araçu. O local servirá como modelo físico dos sistemas de ILP e ILPF para que os pecuaristas goianos possam aplicar em suas propriedades as técnicas ali demonstradas. Assim, é possível formar agentes multiplicadores e uma rede de difusão focada na inovação e na sustentabilidade agrícola.

A ABCZ irá fornecer todos os insumos necessários para a construção das unidades. Cada unidade irá receber, por hectare, três toneladas de siligesso, 400 quilos de adubo de plantio e 400 quilos de adubo de cobertura. Cabe à Emater o acompanhamento técnico durante todo o processo, a aplicação dos recursos e a instalação da URT.

“O Integra Zebu fortalece e reforça um projeto que a gente já vem trabalhando há muito tempo na Emater dentro da linha da sustentabilidade, por meio da recuperação e manejo de pastagens no Estado. Essa é uma tarefa que viemos executando porque existem muitas áreas degradadas”, acrescenta o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira.

Integra Zebu

O último Censo Agropecuário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a área de pastagens do País é de 181 milhões de hectares e que aproximadamente 50% está degradada. Ainda conforme o levantamento, a maioria dos estabelecimentos rurais brasileiros, mais de 2,5 milhões, tem na bovinocultura sua principal atividade produtiva.

Com a missão de transformar esse cenário, o Integra Zebu foi instituído pela ABCZ, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e entidades estaduais de assistência técnica. Além de difundir novas tecnologias e promover o desenvolvimento no campo, a iniciativa está alinhada ao compromisso de reduzir as emissões de gases do efeito estufa ao incentivar práticas agropecuárias de baixo carbono.

O programa já teve adesão de quatro Estados: Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso. A intenção é que seja ampliado para todas as unidades federativas por meio de cooperações técnicas junto às entidades públicas e privadas de cada região ligadas ao segmento rural. As etapas da metodologia envolvem a implantação de UDs e URTs, assistência técnica nas unidades, agenda periódica de atualizações técnicas sobre as instalações e promoção de eventos multiplicadores, como Dias de Campo, visitas técnicas, seminários e outros encontros.