Emater distribui equipamentos de proteção contra Covid-19 para regionais do órgão

Foram disponibilizados para todas as regionais 55 termômetros e 345 faceshields; instrumentos são importantes para garantir que servidores trabalhem em segurança | Imagens: Divulgação/Emater

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou na última semana a distribuição de equipamentos de proteção contra Covid-19, para que os servidores da instituição trabalhem em segurança. A operação é executada pelo departamento de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), responsável pela promoção da saúde e proteção da integridade física dos trabalhadores.

O estoque, organizado pelo técnico em Segurança do Trabalho Leandro Menezes, conta com 55 termômetros e 345 faceshields já disponibilizados para as 12 regionais da Emater. Os instrumentos são importantes para garantir que os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sejam seguidos corretamente, evitando-se a propagação da infecção.

De acordo com a também técnica em Segurança do Trabalho, Luciene Cintra, é fundamental a utilização desses acessórios para o combate à pandemia. “A Emater vem atendendo o disposto na NR 6, fornecendo a seus servidores Equipamentos de Proteção Individual [EPI]. Percebemos de forma muito clara e evidente a necessidade de se usar os EPIs. É uma questão de sobrevivência e cuidado”, salienta.

Segundo a profissional, a Norma Regulamentadora número 6 é uma disposição complementar ao capítulo V da CLT, que versa a respeito da segurança e da medicina do trabalho. A NR 6 estabelece um conjunto de regras para a utilização de EPIs nas empresas, a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores durante sua jornada laboral.

Covid-19

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. As evidências atuais indicam que o vírus é transmitido por meio de gotículas respiratórias ou por contato. A transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos.

Os EPIs para coronavírus protegem contra espirros, tosses e demais fluidos corporais de pacientes com a doença, além de evitar a contaminação pelo contato com objetos que contenham o vírus.