A primeira etapa do Curso de Corte e Costura, promovido pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), capacitou sete pequenas produtoras rurais da comunidade Samambaia, em Luziânia, município no entorno do Distrito Federal. A primeira fase das aulas começou no início de janeiro, entre os dias 06 e 10, e as próximas etapas seguem até o mês de fevereiro.
O objetivo do curso é desenvolver determinadas competências na turma, como a montagem de peças de vestuário e manuseio adequado das máquinas utilizadas na atividade. De acordo com a extensionista da Emater Maria Aparecida Pereira, coordenadora e instrutora da capacitação, além de habilitar as alunas, a ação estabelece novas conexões entre elas.
“É importante realizar esse tipo de iniciativa para estimular o aprendizado e a confraternização entre as participantes. Elas poderão costurar para elas mesmas e seus familiares, mas também para fora, encontrando uma alternativa de complementação de renda”, ressaltou a coordenadora.
Algumas das alunas contam que não tinham experiência com costura antes de ingressarem no curso. “Está sendo muito bom, eu nunca havia pegado em uma máquina dessas”, conta Elza Maciel. Segundo ela, sua intenção é aprender algo novo e futuramente poder trabalhar na área para aumentar o faturamento em casa.
A participante Sebastiana Azevedo também está tendo uma experiência positiva. Ela elogiou a instrutora da Emater e agradeceu a entidade por oferecer capacitações como essa. “Estou amando o curso, estamos aprendendo bem as coisas. A Cida é uma ótima pessoa para ensinar. Parabéns pela professora que vocês têm e obrigada por fornecer esse curso para nós”, afirmou.
A Emater promove, frequentemente, cursos e oficinas em todo o estado de Goiás, cumprindo uma de suas principais missões, a elevação da renda das famílias rurais. Para consultar a agenda e apresentar demandas específicas de capacitações, os interessados devem se dirigir até a unidade local da Agência Estadual mais próxima.
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com