Profissionais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) apresentaram, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o relatório das atividades realizadas nos municípios de Doverlândia, Baliza e Caiapônia no ano de 2021.
No primeiro dia (22), o encontro foi restrito e aconteceu na Câmara Municipal de Doverlândia, onde o balanço de atividades foi apresentado à prefeitura pelo técnico da Emater, Edivaldo Barbosa, e pela coordenadora da Regional Caiapó, Daniella Garcia.
“A reunião foi muito proveitosa. Nós apresentamos o esboço do que fizemos, quantos produtores foram assistidos e os créditos que arrecadamos. Tanto os vereadores como a prefeita ficaram surpresos com os números, que foram bastante positivos”, conta o técnico Edivaldo Barbosa.
No dia 23, o relatório foi divulgado à população de Doverlândia como parte da programação de inauguração da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e do escritório do Titula Brasil. Na ocasião, foram entregues dezenas de títulos de propriedade de terras aos produtores do Projeto de Assentamento Monte Sinai.
Segundo o documento, a Unidade Local de Doverlândia elaborou 44 projetos de crédito rural, arrecadando pouco mais de R$ 2 milhões. Além disso, foram emitidas 62 Declarações de Aptidão (DAP), necessárias para que o produtor tenha acesso às linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
A atuação dos municípios no Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Estadual) também foi destaque no relatório. Em Caiapônia, 21 famílias participaram da iniciativa, totalizando R$ 136,5 mil em recursos adquiridos.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias