Emater apresenta novos resultados e mostra avanços na implantação da Gestão de Riscos

Ação para aplicar metodologia faz parte do Programa de Compliance Público, instituído pelo Governo de Goiás. Emater conta com três frentes de trabalho: licitações e contratos, Programa Produzir Brasil e folha de pagamento

O Comitê Setorial de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniu nesta quinta-feira (10) para apresentar os resultados alcançados no terceiro quadrimestre de 2021 quanto à implantação da Gestão de Riscos, ação que faz parte do Programa de Compliance Público (PCP). Na instituição, a metodologia está sendo aplicada em três âmbitos: licitações e contratos, Programa Produzir Brasil e folha de pagamento.

Para a chefe de gabinete e uma das coordenadoras do comitê, Simeire Gomes Ribeiro, a Emater não tem medido esforços para colocar em prática o conjunto de procedimentos que compõem o PCP, cujo objetivo principal é garantir a transparência da gestão governamental. “Agradeço o comprometimento das áreas com o Compliance e a Gestão de Riscos”, afirmou.

A Gestão de Riscos é um dos eixos que fundamentam o PCP, ao lado da Ética, Transparência e Responsabilização. Seu sistema baseia-se na implementação de práticas de infraestrutura, políticas e metodologias que possibilitem a identificação de certezas e antecipação de desafios. Assim, evitam-se eventos que possam provocar impactos negativos na instituição.

O Programa de Compliance foi instituído pelo Governo de Goiás em 2019 em todas as entidades e pastas que compõem o Poder Executivo do Estado. Na Emater, foram estruturados o Comitê Setorial e a Secretaria Executiva de Compliance Público, responsáveis pela incorporação das agendas do programa na instituição, junto à Controladoria-Geral do Estado (CGE), estabelecendo uma série de medidas para socialização das informações e familiarização dos colaboradores quanto aos procedimentos do programa.

Licitações e contratos

O Departamento de Compras Governamentais foi um dos que aderiram à Gestão de Riscos e apresentaram os resultados obtidos no último quadrimestre do ano passado. Segundo o gerente do setor, Murilo Macedo, foram identificados seis riscos, entre eles a interrupção da prestação de serviços ou entrega dos materiais, a ausência de planejamento nos processos de aquisições e contratações e a ineficiência na elaboração do Termo de Referência, documento utilizado para realizar licitações.

Na primeira etapa de implantação da metodologia, todos os riscos estavam classificados como altos. Para mitigá-los, foram executadas ações de conscientização, capacitação dos servidores do departamento, avaliação em relação à padronização do processo de gestão de contratos e definição de estratégias para estruturação do Plano Anual de Compras e Contratações.

De acordo com Macedo, foi criada ainda uma plataforma de banco de preços, com o intuito de evitar a precificação desvantajosa. Dois servidores foram capacitados para utilização adequada do sistema e o acesso vem crescendo a cada dia. O gestor apontou que essas medidas já estão apresentando respostas positivas, dos seis indicadores de riscos, cinco passaram de alto para médio. 

Programa Produzir Brasil

O Programa Produzir Brasil é o primeiro projeto da Emater a ser submetido à Gestão de Riscos antes mesmo de sua execução. Anunciado no final do ano passado, o trabalho é uma parceria firmada entre o Governo de Goiás e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para viabilizar o oferecimento de auxílio técnico a famílias rurais assentadas no Estado.

Para os possíveis riscos constatados, a assessora técnica da Emater e uma das gestoras do programa, Elen Pacheco, listou a ineficiência e instabilidade dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI), a insuficiência de recursos, interlocução limitada junto à Anater e a falta de desenvolvimento dos assentamentos rurais atendidos.

As metas foram superadas em 50% dos indicadores. Segundo a coordenadora, as alterações realizadas nas plataformas digitais do programa foram testadas em campo com sucesso, para conter eventuais problemas nos sistemas de TI. Além disso, a Anater repassou um aporte financeiro de adiantamento com o objetivo de evitar o déficit de recursos. 

“Quero parabenizar o compromisso do grupo envolvido no Produzir Brasil. É complexo, com várias áreas, o que precisa do comprometimento de todos para monitorar os riscos apontados”, declarou o diretor de Pesquisa Agropecuária da Emater, João Asmar Júnior. 

Em seguida, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, também saudou a equipe pelo trabalho, que vem sendo realizado “com o cuidado que o Compliance exige”.

Folha de pagamento

Ainda durante a reunião, o gerente da Gerência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (GGDP), Natalino José de Almeida, apresentou os resultados alcançados quanto à folha de pagamento. A finalidade é eliminar ou reduzir quatro riscos detectados: erros referentes ao pagamento de contracheques, pagamento de multas, diferenças salariais e demais emolumentos, déficit de pessoal e ineficiência de sistemas utilizados pelo setor.

O gerente relatou que a partir das medidas implementadas, houve melhorias em vários pontos. O controle de frequência dos servidores, por exemplo, foi operado de forma mais eficaz, com avanços na qualidade dos documentos e maior agilidade na entrega dos mesmos. Isso fez com que o setor conseguisse atingir a meta em relação à eliminação de pagamentos indevidos.

Foi apresentado também o plano de ações adotado pela repartição, que está conscientizando continuamente os ocupantes de cargos dentro da estrutura, divulgando as normas, capacitando os servidores, realizando perícias médicas em licenças superiores a três dias e executando processo de seleção interna.

Estiveram presentes no encontro virtual a chefe de gabinete da Emater, Simeire Ribeiro; a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso; o diretor de Pesquisa Agropecuária, João Asmar Júnior; o gerente de Compras Governamentais, Murilo Macedo; a gerente de Pesquisa Agropecuária, Claudia Pimenta; o gerente de Planejamento Institucional, Fabiano Vargas; o gerente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Natalino José de Almeida; o gerente de Tecnologia da Informação, Elton Minelli; os analistas de Desenvolvimento Rural, Elen Pacheco e Júlio César Morais; a coordenadora regional, Esmeralda Arcanjo; a assessora técnica, Ana Kassia Ribeiro; as assistentes de gestão, Marlene Sônia de Araújo e Ivana Lopes; e a chefe de Comunicação Setorial, Ana Flávia Marinho. Pela CGE, participou o gestor governamental, Tiago Borges.


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