O começo desta semana foi repleto de atividades realizadas pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) no interior do estado e na capital. Nos últimos dois dias, a instituição já apresentou um relatório dos trabalhos executados em 2019, promoveu capacitações, seminários e participou de reuniões.
Resultados
Na última segunda-feira (09), a Emater apresentou na Câmara Municipal de Mineiros o relatório dos trabalhos desenvolvidos em 2019 na cidade, como contrapartida ao convênio firmado junto à prefeitura.
Realizada anualmente, a apresentação é importante para visibilizar as ações da Emater e também a produção local. Neste ano, tiveram destaque os projetos ligados a sucessão familiar no campo, ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e à abertura de agroindústrias.
Estiveram presentes extensionistas da Unidade Local da Emater em Mineiros, o coordenador regional José Luiz Lopes, a gestora ambiental do escritório central Isabela Lima e representantes de sindicatos rurais e cooperativas locais.
Capacitação
Também em Mineiros,
no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), foi realizado nesta terça-feira (10) o Seminário de Fruticultura, que contou com palestras sobre a temática, ministradas pelos especialistas José Luiz Pereira, coordenador regional da Emater, e Rogério Machado, professor do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Segundo a extensionista da Unidade Local do município, Márcia Maria de Paula, a ação visa explorar o potencial produtivo da cidade.
Durante o evento, a gestora ambiental da Emater, Isabela Lima, foi responsável por apresentar ainda a metodologia da Rede de Inovação Rural, projeto que busca ampliar o acesso à assistência técnica entre produtores rurais goianos por meio de um sistema contínuo e em rede.
Estiveram presentes a secretária Municipal de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços, Priscila de Carvalho Bueno, o presidente da Creditag, Alcindo Borges, alunos da Unifimes e representantes de cooperativas locais.
Já em Santa Bárbara de Goiás, foi aberto o Curso de Criação de Galinhas Caipiras, na Câmara Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito Waguinho Arruda, do coordenador regional da Emater Claudionor Severino, da técnica local Ivânia Barbacena e do instrutor do curso Afrânio Martins. A capacitação é um atendimento à demanda dos pequenos produtores da região interessados em iniciar ou aprimorar suas próprias criações de aves caipiras.
Reuniões
Em Goiânia, nesta terça-feira, na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aconteceu a I Reunião da Câmara Temática de Saúde Animal e Inspeção Agropecuária. De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, um dos assuntos discutidos foi o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que tem o objetivo de transformar Goiás em uma zona livre da doença sem vacinação.
Em Vianópolis, outra reunião foi realizada para definir diretrizes da execução do Projeto Ser Natureza no município. A iniciativa executada em conjunto com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tem o objetivo de articular uma rede ambiental, buscando soluções sustentáveis para o campo.
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 3201-8340
comunicacao.ematergo@gmail.com