Diretoria da Emater participa da 35ª Assembleia Extraordinária da Asbraer em Manaus

Evento reúne dirigentes de 27 entidades públicas de Ater, Embrapa, do MDA, Anater e do MTE nos dias 21, 22 e 23 de setembro

A equipe diretiva da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária está em Manaus para participar da 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer). O evento acontece dos dias 21 a 23 de setembro, no Salão Açaí do Novotel, em Manaus.

O encontro reúne dirigentes de 27 entidades públicas de Ater e autoridades da Embrapa, do MDA, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Na pauta, além de ser debatido o trabalho desenvolvido pelas agências, está prevista a instauração das câmaras técnicas de Ater e regularização fundiária, pesquisa agropecuária, diálogo voltado para a capacitação entre as associadas e demais temas.

“A nossa participação aqui vai ser muito importante. Vamos aprender com os demais estados e entender o que tem acontecido nas diversas regiões do país. Juntos vamos buscar soluções para fortalecer cada vez mais as nossas instituições estaduais. Vimos que precisamos avançar na participação mais ativa do governo federal para buscar recursos para custear as ações de assistência técnica aos produtores rurais e a pesquisa”, destacou Rafael Gouveia, presidente da Emater.

Para Rafael Gouveia, o objetivo do trabalho de todas as entidades é atender o produtor rural, levando novas tecnologias, promovendo a inclusão produtiva e fazer com que o nosso país continue sendo essa soberania alimentar, além de avançar em ações para retirar o Brasil do mapa da fome.

Para o presidente da Asbraer, Natalino Avance, a assembleia é uma grande oportunidade para implantação das câmaras técnicas e para discutir os problemas que envolvem a região amazônica, além de presenciar um pouco da experiência do desenvolvimento sustentável.

Na abertura, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista,
defendeu a valorização do trabalho que todas entidades têm realizado em todo o país. “É super importante para que possamos superar os grandes desafios que o Brasil tem hoje, seja na superação da fome, seja nessas questões das mudanças climáticas e principalmente na execução de políticas sociais como PAA, PRONAF e PNAE”.

Além do presidente da Emater, a comitiva da Agência contou com a presença do diretor de gestão integrada, Danilo de Azevedo, e o chefe de gabinete, Edilson Alencar, da diretora de pesquisa agropecuária, Dra. Maria José Del Peloso, diretor de assistência técnica e extensão rural, Antelmo Teixeira, e da chefe de comunicação, Elzenúbia Moreira.

Sobre a Asbraer
A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de junho de 1990 e há mais de 30 anos mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de promover o diálogo com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária.