Diálogo das Câmaras Técnicas marca primeiro dia da 35ª Assembleia da Asbraer

Diretoria da Emater está em Manaus participando de evento que reúne dirigentes de 27 entidades públicas de Ater, Embrapa, do MDA, Anater e do MTE

O primeiro dia de programação 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) foi marcado pelo diálogo das câmaras técnicas. Os diretores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária estão em Manaus participando do evento acontece dos dias 21 a 23 de setembro, no Salão Açaí do Novotel.

Os dirigentes das 27 entidades públicas de Ater e autoridades da Embrapa, do MDA, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram divididos em três grupos de trabalho, chamados de câmaras técnicas, com temáticas distintas, sendo: assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e o temas do terceiro grupo foram capacitação, sustentabilidade, receitas e orçamento.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, e o diretor de gestão integrada, Danilo de Azevedo, e o chefe de gabinete, Edilson Alencar, participaram dos debates do terceiro grupo, que levantou a articulação política como principal desafio dos dirigentes.

“Precisamos criar um grupo de trabalho para buscar o apoio de agentes políticos para serem nossos parceiros no fortalecimento do trabalho que desenvolvemos juntos aos agricultores familiares. As emendas dos deputados estaduais e federais são fundamentais para melhorar a vida do homem do campo e ampliar os nossos atendimentos, principalmente, com as famílias rurais em situação de vulnerabilidade social”, avaliou o presidente.

A diretora Dra. Maria José Del Peloso participou da câmara técnica que discutiu os desafios da pesquisa agropecuária no país. Os principais temas abordados foram: recursos para reestruturação das bases físicas de pesquisa para produzirem tecnologias e entregá-las ao produtor familiar, entendimento único da interação da Embrapa com as OEPAs, relacionamento com CNPq, fundações de apoio à pesquisa e MCTI.

Já o diretor Antelmo Teixeira Alves participou da câmara técnica da ATER. Os principais pontos de atenção encontrados pelo grupo foram a estruturação de pessoal, física e de equipamentos que atendam as demandas e projetos satisfatoriamente, a valorização salarial e definição de um piso balizador para extensionistas, desenvolvimento de uma comunicação positiva para alcançar toda sociedade. Além disso, a promoção de capacitação continuada por meio de cursos EaD e novos caminhos para solucionar as pendências com relação a regularição fundiária.

A programação da 35ª Assembleia da Asbraer continua nesta sexta e sábado, 22 e 23 de setembro, com novos paineis, diálogos e intercâmbio de experiência entre as entidades.