O primeiro dia de programação 35ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) foi marcado pelo diálogo das câmaras técnicas. Os diretores da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária estão em Manaus participando do evento acontece dos dias 21 a 23 de setembro, no Salão Açaí do Novotel.
Os dirigentes das 27 entidades públicas de Ater e autoridades da Embrapa, do MDA, da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foram divididos em três grupos de trabalho, chamados de câmaras técnicas, com temáticas distintas, sendo: assistência técnica e extensão rural, pesquisa agropecuária e o temas do terceiro grupo foram capacitação, sustentabilidade, receitas e orçamento.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia, e o diretor de gestão integrada, Danilo de Azevedo, e o chefe de gabinete, Edilson Alencar, participaram dos debates do terceiro grupo, que levantou a articulação política como principal desafio dos dirigentes.
“Precisamos criar um grupo de trabalho para buscar o apoio de agentes políticos para serem nossos parceiros no fortalecimento do trabalho que desenvolvemos juntos aos agricultores familiares. As emendas dos deputados estaduais e federais são fundamentais para melhorar a vida do homem do campo e ampliar os nossos atendimentos, principalmente, com as famílias rurais em situação de vulnerabilidade social”, avaliou o presidente.
A diretora Dra. Maria José Del Peloso participou da câmara técnica que discutiu os desafios da pesquisa agropecuária no país. Os principais temas abordados foram: recursos para reestruturação das bases físicas de pesquisa para produzirem tecnologias e entregá-las ao produtor familiar, entendimento único da interação da Embrapa com as OEPAs, relacionamento com CNPq, fundações de apoio à pesquisa e MCTI.
Já o diretor Antelmo Teixeira Alves participou da câmara técnica da ATER. Os principais pontos de atenção encontrados pelo grupo foram a estruturação de pessoal, física e de equipamentos que atendam as demandas e projetos satisfatoriamente, a valorização salarial e definição de um piso balizador para extensionistas, desenvolvimento de uma comunicação positiva para alcançar toda sociedade. Além disso, a promoção de capacitação continuada por meio de cursos EaD e novos caminhos para solucionar as pendências com relação a regularição fundiária.
A programação da 35ª Assembleia da Asbraer continua nesta sexta e sábado, 22 e 23 de setembro, com novos paineis, diálogos e intercâmbio de experiência entre as entidades.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias