A extensão rural transforma vidas e é um elo importante na cadeia produtiva de milhares de produtores rurais, levando inovação, conhecimento e acesso a políticas públicas para o campo. E hoje, dia 6 de dezembro, Dia da Extensão Rural e do Extensionista Rural, a Emater Goiás traz histórias de famílias que tiveram suas vidas transformadas, por meio do acompanhamento técnico oferecido pelos extensionistas.
É o caso da produtora rural Gleice Santana dos Santos que tira do solo, o sustento da família. Gleice mora com o marido Joelson Bezerra da Silva e com os pais na Chácara São José, em Ceres. Há 30 anos, a família recebe assistência técnica gratuita dos extensionistas da Emater Goiás.
Na propriedade, os produtores cultivam hortaliças e mandioca. Gleice conta que viu o crescimento do trabalho e, gradualmente, a renda da família aumentar graças ao apoio dos extensionistas. Só em 2024, além das visitas técnicas que recebeu, a produtora participou do Agro é Social, recebeu o Crédito Social, que possibilitou aumentar a produtivide e também participar do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo de Goiás.
Segundo a produtora, o extensionista da Emater Goiás Eugênio de Gonzaga se tornou uma pessoa muito importante para os produtores rurais de Ceres. “Ele acompanha nosso trabalho, fornece todas as orientações necessárias dos programas que a Emater Goiás oferece para o agricultor familiar. As visitas nas feiras são frequentes, principalmente, para avisar sobre as inscrições para programas sociais”, revela.
“Eugênio é uma inspiração para nós! Na roça, nem sempre temos acesso fácil à informação e ele é sempre nos atualiza. Graças a sua ajuda, ampliei a lavoura neste ano através do Crédito Social. Também participo do PAA Goiás e do PAA Federal. Com sua ajuda, agora plantamos 2 mil pés de hortaliças. Antes eram só 500”, comemora.
Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o trabalho dos extensionistas rurais é transformador. “A principal função dos nossos técnicos é oferecer assistência técnica visando a transformação das famílias para que elas tenham autonomia na produção e consigam viver melhor. É um trabalho de fato fundamental para a segurança alimentar no estado”, explica.
“Podemos ver a mão dos nossos extensionistas em toda refeição que fazemos, além disso eles contribuem todos os dias para o fortalecimento e crescimento do setor agropecuário de Goiás. Nosso papel é garantir a melhoria na qualidade de vida da mulher e do homem do campo e eles são essenciais para isso”, destaca o presidente.
O extensionista Eugênio faz parte do time de 532 extensionistas rurais que compõem o quadro de servidores da Emater. Neste ano, o trabalho desenvolvido por eles resultou em mais de 57 mil atendimentos, totalizando 20 mil agricultores atendidos em todo o estado.
Eugênio de Gonzaga atua há 13 anos na Unidade Local de Ceres. O extensionista acompanha de perto os agricultores familiares com visitas técnicas regulares nas propriedades, na feira do produtor, oferecendo assistência para inscrição em programas sociais como o Agro é Social, Crédito Social, PAA, entre outros.
Eugênio conta que a escolha da profissão foi um chamado. Segundo ele, assim que concluiu a faculdade de Medicina Veterinária, entrou no órgão sem saber o que era o cargo, apenas viu a oportunidade de trabalho. Com o tempo, aprendeu o ofício com os colegas veteranos e se apaixonou pela função. Há mais de uma década, leva conhecimento, desenvolvimento rural e acompanha a evolução dos agricultores familiares no município onde atua e vive com a família.
“Minha maior alegria é ver um produtor evoluir dentro da sua propriedade. Esse crescimento é uma satisfação imensurável. Ver o sorriso estampado é a garantia de um trabalho bem executado. A convivência cria um vínculo muito importante entre técnico e produtor, um vínculo quase familiar. Para mim, é maravilhoso apoiar o crescimento do produtor. O lado bom de ser extensionista na Emater é acompanhar a evolução do produtor. É dar a cidadania que ele merece”, orgulha-se.
Jales Alves Barreto, que também atua em Ceres há 26 anos, diz que é realizado na profissão e que sempre gostou de trabalhar com os agricultores familiares, as associações e cooperativas. Além da assistência técnica, o extensionista auxilia na área econômica, social, educacional e na elaboração de projetos.
Ele conta que o grande desafio é transmitir aos agricultores o conhecimento dos modos de produção de forma mais acessível para que a informação tenha resultados positivos dentro da propriedade. “Minha maior satisfação é quando o produtor se desenvolve socialmente e financeiramente. Nosso objetivo final é vê-lo crescer, junto com sua família, melhorar a vida de cada um. Por isso, temos liberdade para orientar da melhor forma. O nosso trabalho é muito gratificante, pois ajudamos a transformar a vida na agricultura familiar”, define.
Hermes Rocha de Assis tinha apenas um par de botas, que ganhou dos pais, e muita vontade de prosperar. Em 1982, começou a buscar um pedaço de terra, passou por Uruana, chegou em Ceres, mas foi em Rialma que criou raízes. Hoje, o agricultor cultiva feijão e soja, e sente-se grato pela assistência que recebe da Emater Goiás.
Os resultados da parceria são positivos. Em 42 anos de atividade rural, com o apoio dos extensionistas, já teve acesso a mais de R$ 10 milhões por meio de Crédito Rural. Os investimentos proporcionaram a compra de um trator, uma plantadeira, painéis de energia solar, pivô de irrigação que, consequentemente, resultou no aumento da produção, da renda e trouxe mais dignidade a toda a família.
“Se não fosse a tecnologia que eles nos ofereceram e nos ensinaram, eu não conseguiria realizar o trabalho que faço hoje, pois não teria o conhecimento necessário para facilitar nossas atividades. O bom atendimento dos extensionistas nos ajuda a prosperar muito bem. Sou agradecido por todo ensinamento”, finaliza.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias