Cristalina e Paraúna recebem oficina de ‘Manejo de Sistemas Agrícolas Irrigados’

Programação é a mesma para os dois municípios, contando com seis palestras e uma mesa-redonda

Técnicos dos municípios de Cristalina e Paraúna podem se inscrever para o workshop ‘Manejo de Sistemas Agrícolas Irrigados’, que será ministrado nas próximas terça (03) e quinta-feira (05), respectivamente. A iniciativa faz parte de uma série de oficinas promovidas por uma parceria entre o Governo de Goiás – por meio da Emater (Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária) –, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e CREA-GO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás).

Em Cristalina, a capacitação acontece no campus do IFGoiano na cidade, na Rua Araguaia, no Setor Oeste. Já em Paraúna, na Câmara Municipal, na Rua Benjamin Constant, no Centro.

A programação é a mesma para os dois municípios, contando com seis palestras e uma mesa-redonda. A abertura será conduzida pelo engenheiro agrônomo Dr. Alexandre Heinneman, da Embrapa, que irá falar sobre a importância do clima para a irrigação.

Em seguida, o engenheiro agrônomo da E-soil, Frederico Oliveira, ministrará uma palestra sobre sistemas de irrigação; e o engenheiro agrônomo Dr. Pedro Marques da Silveira, da Embrapa, sobre gestão da irrigação.

No período da tarde, o assunto será manejo da irrigação na cultura do tomate industrial, com o engenheiro agrônomo e professor da UFG (Universidade Federal de Goiás) José Alves Júnior. Logo depois, o também engenheiro agrônomo Renato Caetano irá tratar sobre reserva e uso racional de água na bacia hidrográfica.

Na sequência, o biólogo Marcos Menegaz, da Semad (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), fará uma explanação a respeito do cumprimento de aspectos legais. E para encerrar, todos os palestrantes participarão de uma mesa-redonda, mediada pela engenheira agrônoma da Embrapa Luciene Camarano.

Inscrições

As inscrições para os workshops devem ser realizadas no site do CREA-GO. Basta clicar no menu “Mais Capacitação” e, depois, na aba “Palestras e Eventos”. Serão disponibilizados certificados de participação, que podem ser consultados no portal “Mais Capacitação”, mediante login. O investimento para participar é de 1 kg de alimento não perecível.

Workshop ‘Manejo de Sistemas Agrícolas Irrigados’

Local: Cristalina
Data: 03/09/2019 (terça-feira)
Hora: 8h às 18h