Como proteger plantas frutíferas da ação de abelhas sem prejudicar biodiversidade? Profissional da Emater responde no Agro Record

Uma produtora rural da cidade de Goiás, expectadora do programa Agro Record, veiculado pela Record TV Goiás, está enfrentando dificuldades no cultivo de alguns frutos em sua pequena propriedade por conta da presença em grande quantidade de abelhas da espécie arapuá. Os pés de maracujá e de laranja não estão florescendo nem dando frutos. Mas será mesmo que o real motivo é a presença das abelhas? O que pode estar prejudicando sua plantação e como proceder?

O engenheiro agrônomo da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), José Luiz Pereira, convidado pela equipe do programa, esclareceu na edição do último domingo (16) alguns pontos importantes sobre a situação da agricultora e deu orientações de como agir em casos como esse. Segundo ele, um dos fatores que podem estar atraindo as abelhas é a presença de outros insetos que não são percebidos a olho nu.

Além disso, o profissional explica que as abelhas são protegidas por lei ambiental, devido a seu papel fundamental como agentes polinizadores. De acordo com José Luiz, é possível proteger as plantas sem prejudicar a biodiversidade, utilizando tecidos para ensacar os frutos.

Assista e confira mais detalhes!

https://www.instagram.com/p/CO_Rwsinwi7/