Integrantes do Comitê de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) apresentaram na última sexta-feira (30), em reunião virtual, as regras do Ranking 2021 do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP). Neste ano acontece a terceira edição da disputa, com participação de 44 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
De acordo com a chefe de gabinete da Emater e uma das coordenadoras do comitê, Simeire Gomes Ribeiro, a Agência Goiana vem trabalhando para colocar em prática o conjunto de procedimentos que compõem o PCP, cujo objetivo fundamental é garantir a transparência da gestão governamental. “Tanto a responsabilização quanto a gestão de riscos exigem um grande conhecimento jurídico. Estamos investindo nisso para realizarmos a implantação do programa”, explica.
A Emater se debruça sobre três vertentes dentro do PCP: folha de pagamento, contratos e licitações e o Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil, que será executado por meio de parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para atender famílias de assentamentos rurais.
Durante a reunião, a gerente de Planejamento Institucional, Fernanda Aquino, mostrou e detalhou o plano de ação e as novidades do Ranking 2021 do PCP. Cada órgão deve estimular seus servidores a se capacitarem e implementar atividades relacionadas aos quatro eixos do programa – ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.
Entre as ações estão a realização de eventos sobre ética, divulgação de conteúdos relacionados aos eixos temáticos nos meios de comunicação, aplicação de questionários sobre a internalização do assunto na instituição e pontuação no índice do Prêmio Goiás Mais Transparente. Ao todo, são 16 quesitos que pontuarão os participantes com o propósito de avaliar o esforço das secretarias e demais órgãos em propagar e disseminar as diretrizes do PCP.
A Emater integra o Grupo 2, ao lado da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Metrobus Transporte Coletivo; Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Agência Brasil Central (ABC); Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo); Secretaria da Casa Militar (Secami); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego); Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (SEDI); Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC); Secretaria de Cultura (Secult); Secretaria-Geral da Governadoria (SGG).
Estiveram presentes no encontro virtual o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira; a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso; o diretor de Pesquisa, João Asmar; a chefe de gabinete, Simeire Ribeiro; a gerente de Planejamento Institucional, Fernanda Aquino; a gerente de Pesquisa Agropecuária, Claudia Pimenta; o analista de Desenvolvimento Rural, Júlio César Morais; a chefe de Comunicação Setorial, Taynara Borges; e a assessora de Comunicação, Fernanda Garcia.