O Comitê Setorial de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniu virtualmente nesta segunda-feira (30) para avaliar a implantação das diretrizes de Gestão de Riscos no setor de Crédito Rural. O departamento é responsável por elaborar projetos de financiamento, um dos principais serviços ofertados pela instituição aos agricultores familiares do Estado.
A ação integra o Programa de Compliance Público (PCP), instituído em 2019 pelo Governo de Goiás para garantir mais transparência em todas as entidades e pastas que compõem o Poder Executivo goiano. A Gestão de Riscos é um dos eixos que fundamentam o PCP, ao lado da Ética, Transparência e Responsabilização, estabelecendo práticas de infraestrutura, políticas e metodologias que possibilitem a identificação de certezas e antecipação de desafios para evitar possíveis eventos negativos. Já foi implantada em três seções da Emater: licitações e contratos, folha de pagamento e Programa Produzir Brasil.
Durante a reunião, o presidente do órgão, Pedro Leonardo Rezende, atentou para o papel da Agência no processo de aquisição de linhas de crédito pelos pequenos produtores. “A Emater tem cada vez mais se consolidado como o principal agente facilitador para que os agricultores familiares possam acessar essa política pública tão importante. O Crédito Rural é um instrumento de inclusão socioprodutiva”, explica.
A proposta de aplicação da metodologia de Gestão de Riscos no departamento foi apresentada pela coordenadora regional Esmeralda Araújo, que elencou os possíveis benefícios para a instituição e para a sociedade decorrentes da implementação. Entre eles estão a melhoria do desempenho dos colaboradores, o estímulo à inovação, maior alcance dos objetivos e reconhecimento e resposta às mudanças de maneira célere e apropriada.
A profissional realizou o pré-mapeamento da matriz de riscos para o posterior delineamento de indicadores, metas e ações. Os resultados esperados incluem a agilidade nos atendimentos, o aumento de percentual de atendimento das demandas, redução de retrabalho, aumento do número de projetos aprovados e melhoria da imagem da instituição no mercado.
Para o gestor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Tiago Borges, a adoção do modelo representa um grande avanço no Programa de Compliance Público. “É motivo de muito orgulho o servidor começar a enxergar como isso pode ser aplicado em seu dia a dia”, afirma. Ainda segundo ele, a Emater preza não somente pela concessão do financiamento, mas também pelo bem-estar do produtor rural ao oferecer o acompanhamento técnico da aplicação dos recursos obtidos. As próximas etapas são novos encontros para definição de um plano de ação.
Participaram desta reunião o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, a chefe de gabinete, Simeire Ribeiro, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira Alves, o diretor de Pesquisa Agropecuária, João Asmar, o supervisor de Crédito Rural, Juarez Bucar, o analista de Desenvolvimento Rural, Júlio César Morais, a coordenadora regional, Esmeralda Araújo, o gestor da CGE, Tiago Borges, e extensionistas da Emater.
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