Comitê de Compliance Público da Emater avalia implantação de Gestão de Riscos no setor de Crédito Rural

Metodologia, que visa redução de eventos com impactos negativos para as instituições, já foi implementada em três setores da Agência Goiana. Objetivo desta vez é melhorar atendimento ao produtor rural e tornar processos de financiamento mais eficientes

O Comitê Setorial de Compliance Público da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) se reuniu virtualmente nesta segunda-feira (30) para avaliar a implantação das diretrizes de Gestão de Riscos no setor de Crédito Rural. O departamento é responsável por elaborar projetos de financiamento, um dos principais serviços ofertados pela instituição aos agricultores familiares do Estado.

A ação integra o Programa de Compliance Público (PCP), instituído em 2019 pelo Governo de Goiás para garantir mais transparência em todas as entidades e pastas que compõem o Poder Executivo goiano. A Gestão de Riscos é um dos eixos que fundamentam o PCP, ao lado da Ética, Transparência e Responsabilização, estabelecendo práticas de infraestrutura, políticas e metodologias que possibilitem a identificação de certezas e antecipação de desafios para evitar possíveis eventos negativos. Já foi implantada em três seções da Emater: licitações e contratos, folha de pagamento e Programa Produzir Brasil.

Durante a reunião, o presidente do órgão, Pedro Leonardo Rezende, atentou para o papel da Agência no processo de aquisição de linhas de crédito pelos pequenos produtores. “A Emater tem cada vez mais se consolidado como o principal agente facilitador para que os agricultores familiares possam acessar essa política pública tão importante. O Crédito Rural é um instrumento de inclusão socioprodutiva”, explica.

A proposta de aplicação da metodologia de Gestão de Riscos no departamento foi apresentada pela coordenadora regional Esmeralda Araújo, que elencou os possíveis benefícios para a instituição e para a sociedade decorrentes da implementação. Entre eles estão a melhoria do desempenho dos colaboradores, o estímulo à inovação, maior alcance dos objetivos e reconhecimento e resposta às mudanças de maneira célere e apropriada.

A profissional realizou o pré-mapeamento da matriz de riscos para o posterior delineamento de indicadores, metas e ações. Os resultados esperados incluem a agilidade nos atendimentos, o aumento de percentual de atendimento das demandas, redução de retrabalho, aumento do número de projetos aprovados e melhoria da imagem da instituição no mercado.

Para o gestor governamental da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Tiago Borges, a adoção do modelo representa um grande avanço no Programa de Compliance Público. “É motivo de muito orgulho o servidor começar a enxergar como isso pode ser aplicado em seu dia a dia”, afirma. Ainda segundo ele, a Emater preza não somente pela concessão do financiamento, mas também pelo bem-estar do produtor rural ao oferecer o acompanhamento técnico da aplicação dos recursos obtidos. As próximas etapas são novos encontros para definição de um plano de ação.

Participaram desta reunião o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, a chefe de gabinete, Simeire Ribeiro, a diretora de Gestão Integrada, Maria José Del Peloso, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira Alves, o diretor de Pesquisa Agropecuária, João Asmar, o supervisor de Crédito Rural, Juarez Bucar, o analista de Desenvolvimento Rural, Júlio César Morais, a coordenadora regional, Esmeralda Araújo, o gestor da CGE, Tiago Borges, e extensionistas da Emater.