Cerca de R$ 161,8 milhões foram injetados na economia goiana, entre janeiro e dezembro de 2020, por meio de projetos de crédito rural elaborados pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em benefício de pequenos produtores rurais do Estado. A informação foi um dos destaques na edição deste mês do Agro em Dados, boletim divulgado nesta quarta-feira (10), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
De acordo com a publicação, os profissionais da Emater auxiliaram na consumação de 2.040 contratos no período. A instituição é responsável por oferecer aos agricultores e pecuaristas o serviço de assessoria para a elaboração dos projetos que dão acesso às diversas modalidades de crédito rural junto aos agentes financeiros.
Os valores de financiamento podem ser utilizados pelos produtores tanto para custeio quanto para investimento na área agropecuária. Aliado ao acompanhamento técnico, o crédito tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento das atividades dos trabalhadores rurais e fomentar a economia local.
Números do agro
O boletim também traz outras informações relativas à agropecuária goiana. Segundo a publicação, a produção de grãos em Goiás começa a dar destaque para o milho a partir do cenário que se desenha na safra 2020/2021. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela produção de 11,9 milhões de toneladas, mantendo Goiás na 3ª posição entre os maiores produtores do grão.
O Agro em Dados é elaborado pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).