Assistência Técnica e Extensão Rural são destaques em simpósio na Escola de Agronomia da UFG

Imagem: Nivaldo Ferr

A Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou na manhã desta sexta-feira (27) o encerramento do Simpósio “Ciência no Agro: Construção de agenda estratégica de pesquisa científica para o desenvolvimento rural sustentável do Centro-Oeste brasileiro”. O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende, participou de um dos painéis, para discutir sobre as demandas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Em sua apresentação, Pedro Leonardo mostrou os projetos da Emater em execução na atual administração e toda a sua estrutura, expondo detalhes sobre as estações de pesquisa e o trabalho realizado em cada local. De acordo com ele, uma das missões da agência é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, por meio da inovação.

Além disso, o presidente atentou para a importância da agricultura familiar para a economia goiana. No estado, 60% dos cerca de 150 mil estabelecimentos rurais são classificados como propriedades rurais familiares. Estas últimas são responsáveis por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário.

Painel ” Demandas de ATER e Pesquisa para o Agro” – Imagem: Nivaldo Ferr

O presidente também apresentou o aplicativo Emater Mobi, uma plataforma pensada e desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da entidade, com o intuito de estabelecer um canal direto entre o agricultor e o extensionista.

“A nossa percepção é que a maioria das instituições públicas que realizam o processo de ATER não acompanhou o desenvolvimento tecnológico do próprio agronegócio. […] Então, diante dessa necessidade, nós estamos lançando algumas alternativas para facilitar o acesso aos serviços disponibilizados pela Emater”, explicou.

Também compuseram a mesa o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães; e o diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da Universidade Federal de Viçosa-MG (UFV).

______
Comunicação Setorial – Emater Goiás