Após entrega de kits de apicultura, Emater acompanhará capacitação de produtores dos municípios contemplados

Dez municípios goianos receberam 70 kits de apicultura

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participou na tarde da última segunda-feira (18) da entrega de 70 kits de apicultura para 10 municípios goianos. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em Goiânia, e faz parte do programa “Agro é Social”, lançado pelo Governo de Goiás com o intuito de oferecer assistência para pequenos produtores rurais em situação de vulnerabilidade social.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, que esteve presente na solenidade, agradeceu pela oportunidade de a entidade poder contribuir nesta iniciativa e ressaltou a importância da atenção dada pelo secretário de Estado de Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, aos agricultores familiares.

“Essa ação mostra a preocupação da pasta também com a agricultura familiar, que contribui sem dúvida para o desenvolvimento e para que a economia do estado volte a ocupar o espaço que já ocupou”, afirmou o presidente da Agência Estadual.

Cada município receberá um kit contendo caixas para criação de abelhas, fumigadores, garfos desoperculadores, mesa desoperculadora, centrífuga, decantador e equipamentos de proteção. Além disso, em ações integradas, a Emater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) irão oferecer a capacitação dos produtores atendidos nos municípios contemplados, com acompanhamento e assistência técnica.

Durante o encontro, foi ministrada também uma palestra pela mestre em Ciência Animal e zootecnista Gabriella Riad Iskandar. A especialista falou sobre produção de mel no Brasil e traçou um panorama sobre o mercado do produto no país. Além disso, ela abordou questões relacionadas à apicultura e a diversidade produtiva da atividade.

‘Agro é Social’

A entrega dos kits compõe a pauta do ‘Agro é Social’, programa lançado pelo Governo de Goiás no início de novembro, em Planaltina de Goiás. O objetivo é beneficiar famílias rurais da Região Integrada de Desenvolvimento Social do Distrito Federal e Entorno (Ride) e que se encontram em condições de maior fragilidade material.

De acordo com o presidente da Emater, a ação evidencia o compromisso da administração estadual junto ao desenvolvimento social e econômico de Goiás.

“Esta agenda foi concebida no Gabinete de Políticas Sociais, liderado pela primeira-dama Gracinha Caiado, que vem conduzindo esse projeto com o desafio de coordenar as políticas públicas de forma que elas alcancem o público específico que tanto contribui com o desenvolvimento rural de goiás: os agricultores familiares”, salientou Pedro Leonardo.

O ‘Agro é Social’ é coordenado pela Emater, com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura.


Comunicação Setorial – Emater
Imagens: Nivaldo Ferr
Informações à imprensa: (62) 3201-8814/ 3201-8767
comunicacao.ematergo@gmail.com