Após Curso de Produção de Ovos de Páscoa da Emater, alunas começam a comercializar seus produtos por delivery

A comercialização dos ovos de páscoa têm sido fundamental na renda das participantes da capacitação

Com a chegada da Páscoa, uma das festividades mais importantes do calendário cristão, participantes do Curso de Produção de Ovos de Páscoa, ministrado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), encontraram uma alternativa para complementarem suas rendas. Celebrada neste domingo (12), a data marca a ressurreição de Jesus, ocorrida três dias depois de sua crucificação no Calvário, e caracteriza-se também pela troca de ovos de chocolate.

A capacitação da Emater contou com uma turma de 30 alunas e foi realizada no último mês de março, em Senador Canedo, município da Região Metropolitana de Goiana, visando abrir novas possibilidades de empreendedorismo entre as participantes.

Curso de Produção de Ovos de Páscoa da Emater capacitou 30 alunas em Senador Canedo

Segundo a coordenadora da atividade e extensionista da Agência Goiana, Núbia Lopes, o objetivo da ação foi trabalhar técnicas que envolvem o processo de produção de ovos de chocolate, ensinando receitas inovadoras e oferecendo alternativas de trabalho. Além disso, de acordo com ela, o curso estimulou a integração social na comunidade local.

Em decorrência da pandemia de coronavírus, algumas das aprendizes organizaram um sistema de delivery para comercializarem seus produtos, como é o caso de Lorena Ferreira da Costa, de 25 anos. A vendedora de roupas começou a fabricar ovos de chocolate após a oficina e na última semana passou a vendê-los pela internet. Moradora de Aparecida de Goiânia, ela revelou que os ovos de páscoa têm sido uma importante saída para o faturamento em casa, já que por causa da epidemia a venda de roupas também foi afetada. “No curso, aprendi várias receitas e como embalar os ovos. Estou reproduzindo algumas e outras adaptei. Tem me ajudado bastante”, disse.

De forma parecida, a aluna Lívia Nascimento, de 42 anos, também está produzindo ovos caseiros e vendendo online. Os clientes entram em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, onde fazem a encomenda. Atualmente sem emprego formal, a produtora ficou sabendo da oficina da Emater por meio de uma divulgação nas redes sociais. “Eu já vendia ovos de chocolate anteriormente, mas com o curso pude aprimorar”, contou. Segundo Lívia, essa é a única fonte de renda para que ela mantenha sua família.

Ovos de Páscoa fabricados pela vendedora Lorena Ferreira, aluna da oficina

A Emater realiza ações de capacitação como essa regularmente em todo o estado de Goiás. As atividades, no entanto, foram suspensas temporariamente em cumprimento ao Decreto 9.634, para evitar aglomerações de pessoas e conter a disseminação do coronavírus. O Curso de Ovos de Páscoa foi realizado antes da pandemia, com parceria da Prefeitura Municipal de Senador Canedo, Secretaria de Trabalho e Renda (Semtrar) e Doce Lola Confeitaria.

______
Comunicação Setorial – Emater