Dezenas de mudas de abacaxi Jupi foram disponibilizadas para plantio em propriedades assistidas pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em uma nova fase de uma pesquisa executada pelo Governo de Goiás, por meio do órgão, cujo objetivo é desenvolver variedades de plantas mais produtivas e livres de doenças e pragas para os agricultores do Estado. A equipe do Agro Record, programa veiculado pela Record TV Goiás, foi até uma dessas propriedades, em Gameleira de Goiás, para acompanhar e mostrar aos telespectadores a etapa de plantio.
A reportagem, exibida no último domingo (12), apresentou detalhes sobre o trabalho, desde o processo de multiplicação, realizado em laboratório, até o estágio em questão, que consiste no plantio das mudas para a avaliação de seu comportamento no campo. A pesquisadora da Emater, Maurízia de Fátima Carneiro, explicou como é realizada a multiplicação. “Cada vez que ela [a planta] multiplica, ou seja, cada vez que ela dá o ‘filhote’ aqui dentro, ela faz o processo que nós chamamos de replicagem”, disse.
A primeira propriedade a receber o experimento foi a fazenda do produtor rural Edson Porto. Supervisionado pelo extensionista Carlos Eduardo Mesquita, foram plantadas 200 mudas do abacaxi Jupi, sob os moldes do sistema agroecológico, modalidade de cultivo já utilizada pelo agricultor. A unidade local da Agência Goiana será responsável por acompanhar e coletar os dados durante todo o período de desenvolvimento da cultura, do plantio até a colheita dos frutos.
“Periodicamente, voltaremos até a propriedade, para acompanhar o plantio, perceber como é feito, mas sem influenciar. Ver qual o tipo de adubo, qual o sistema de irrigação está sendo adotado, para a gente fazer parte do processo desde o início”, detalhou o técnico Carlos Eduardo.
Assista a reportagem na íntegra:
_____
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com