Uma família de pequenos produtores rurais de Águas Lindas de Goiás, assistida pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), está investindo na criação de camarão-da-malásia em sua propriedade. O empreendimento, batizado de “Camarão do Cerrado”, foi destaque na última edição do Agro Record, programa veiculado pela Record TV Goiás, no domingo (17).
O projeto desenvolvido pela família é pioneiro na criação de camarões na região e promete impulsionar a produção do crustáceo no estado. Durante a despesca, promovida no início deste mês, foi retirado dos tanques cerca de três mil quilos de camarões.
Encabeçada pelos três irmãos Xavier – Charles, Shirlei e Sirlei –, a iniciativa começou quando o mais velho, Sirlei, fez um curso de piscicultura juntamente com sua esposa, o que despertou o interesse pela criação de camarões. Após introduzir a ideia para a família, eles buscaram capacitações na área e assistência técnica da Emater.
O técnico-agrícola da unidade local, Daniel Pereira, explicou que a Agência Goiana participou de todas as etapas metodológicas, como a escolha da área, dimensionamento e escavação dos tanques, preparo do solo e adubação. “Além disso, nós oferecemos orientações quanto à legislação ambiental, à outorga da água e ao licenciamento através dos órgãos competentes”, acrescentou. Confira abaixo a reportagem na íntegra:
______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com