Agro Record destaca pesquisa da Emater com mudas de limão siciliano

Variedade pode tornar Goiás grande produtor do fruto, trazendo maior ganho econômico para os agricultores, além de proteger a citricultura do Estado

Pesquisa com mudas clones de limão siciliano desenvolvida pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) foi destaque na edição do Agro Record exibida no último domingo (30). 

Iniciados há cerca de dez anos pelo pesquisador e engenheiro agrônomo Toshio Ogata, na Estação Experimental da Emater em Anápolis, os experimentos conseguiram desenvolver sementes e enxertos do limão siciliano. Para dar continuidade à pesquisa, a agência selecionou cinco agricultores da região para cultivar e avaliar a produção das mudas sob orientação dos pesquisadores da Emater. 

“O objetivo da pesquisa é desenvolver materiais de limão siciliano adaptados para cultivo na nossa região e que tenham características semelhantes ou superiores às do limão siciliano importado, que é o grande padrão de comércio e desejo do produtor rural e do consumidor”, explica Marcos Coelho, gerente da Estação Experimental, ao Agro Record. 

Atualmente, São Paulo e Bahia são os maiores produtores dessa variedade de limão no Brasil. Com as mudas clones e condições de clima, terra e adubação favoráveis, os pesquisadores têm expectativas de que Goiás se torne um potencial produtor do limão no país.

YouTube player

Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias