Emater Goiás e Goiás Turismo assinam termo de cooperação para execução do programa Aconchego Rural

Documento foi assinado no estande da Goiás Turismo durante a Expoturismo

A Emater Goiás e a Goiás Turismo assinaram nesta quinta-feira, 4 de julho, o termo de cooperação para execução do Aconchego Rural – Programa de Turismo Rural do Estado de Goiás. O documento foi assinado no estande da Goiás Turismo durante a maior feira de turismo da região Centro-Oeste, a Expoturismo 2024, realizada nos dias 04 e 05 de julho no Centro de Convenções de Goiânia.

A ação faz parte do programa Aconchego Rural, idealizado pela Emater e Goiás Turismo. Ele tem como objetivo divulgar e promover roteiros turísticos rurais, envolvendo programas e experiências no campo, visando o desenvolvimento da atividade no estado.

A iniciativa surge para fomentar o potencial turístico das terras e propriedades rurais goianas. De acordo com o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a atividade turística movimenta bilhões de reais em todo o país. Em Goiás, temos diversos atrativos turísticos que ainda são pouco conhecidos.

“Nosso desafio é fazer do Aconchego Rural ser o maior programa de turismo rural do Brasil. Já é uma característica dos goianos gostar das coisas simples e através deste programa vamos capacitar os produtores rurais para receber os turistas para viver experiências no campo. Os 246 municípios goianos tem um potencial gigantesco para promover o turismo rural e com apoio das prefeituras, nós temos certeza que este programa será um sucesso e impulsionará o turismo em todo o estado de Goiás”, destacou o presidente.

Os benefícios do programa alcançam produtores do Estado de forma financeira e social. A Rosana, de Ouro Verde de Goiás, produz queijos artesanais ao lado de seu marido, e o Aconchego Rural irá ampliar ainda mais seu negócio. “Os visitantes podem acompanhar de pertinho o processo de produção dos queijos e de onde eles vêm, pela interação com os animais e o ambiente. Nosso projeto terá uma visibilidade muito maior”, completa.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, reforça a importância do projeto de turismo rural do governo de Goiás para a geração de emprego e renda, além de ajudar a preservar o patrimônio cultural e natural. “Goiás tem enorme potencial para o turismo rural, que surge como uma das tendências mundiais. Nós temos essa característica da ruralidade no DNA e a iniciativa tem muito a contribuir com o desenvolvimento do Estado de maneira geral”, ressaltou o presidente da Goiás Turismo.

De acordo com o diretor de assistência técnica e extensão rural, Kin Gomides, a proposta do programa é mostrar aos donos de propriedades rurais o potencial que essa atividade econômica tem, e os impactos que ela pode trazer para as famílias de toda a região. Além disso, o Aconchego Rural vai dar orientações básicas para iniciar neste ramo, como preparar a propriedade para atrair e receber turistas, entre outros.

Turismo Rural

O turismo rural é uma alternativa buscada por quem quer escapar da agitação das cidades e desfrutar de um ambiente mais tranquilo e natural. As atividades típicas do turismo rural incluem estadias em fazendas e pousadas, onde os visitantes podem experimentar a vida no campo com rotinas que envolvem colheita de frutas, ordenha de vacas, preparo de comidas típicas, alimentar animais, plantar ou colher em lavouras, entre outras atrações.

Além de proporcionar ao turista novas vivências, a atividade também é benéfica ao anfitrião e a toda a comunidade ao redor para atender a demanda dos turistas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em território goiano, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares, o que equivale a cerca de 63% da quantidade total.

De acordo com a equipe que coordena o programa, todas essas propriedades possuem potencial para se tornarem um ponto de turismo rural, a fim de proporcionar uma nova alternativa de renda para os proprietários.