O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas jurisdicionadas – Emater, Agrodefesa e Ceasa Goiás -, vão realizar no dia 7 de março, das 8h30 às 12 horas, na sede da Faeg, em Goiânia (GO), o 1º Informa Agro: Tendências e Oportunidades para a Comunicação. As inscrições para o encontro estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://bit.ly/InformaAgro. As vagas são limitadas. O evento tem ainda o apoio das entidades que integram a Câmara Temática O Agro é de Todos.
Voltado para profissionais do jornalismo, publicidade, marketing e propaganda, relações públicas e estudantes, o encontro pretende promover maior conhecimento sobre o setor agropecuário, mostrar a importância do segmento para a vida da população e para a economia do Estado de Goiás e do Brasil, orientar sobre os principais termos, números e estatísticas ligadas ao agro, assim como mostrar quais são as fake news divulgadas sobre o agronegócio, apresentar pautas que podem ser trabalhadas sobre o setor e abordar a relevância da cobertura da comunicação para o setor agropecuário. Durante a programação, será realizado o lançamento do Prêmio Faeg Senar de Jornalismo, que neste ano terá, como novidade, um carro zero quilômetro como prêmio master.
Informações
Um dos palestrantes confirmados é José Hamilton Ribeiro, considerado um dos ícones do jornalismo brasileiro e referência quando se trata de reportagens voltadas para a agropecuária. Paulistano, autor de importantes matérias jornalísticas e livros, José Hamilton Ribeiro é conhecido do público por participar do Globo Rural e Globo Repórter. Ele ministrará a palestra principal do encontro e contará um pouco mais sobre as experiências que teve em coberturas ligadas ao segmento. “O jornalismo rural, esse que fornece a notícia da nossa produção agrícola, é tão importante aqui como em outro país. Só os países inteligentes e avançados cuidam bem dele. A comunicação do agronegócio é também um campo novo. Está à espera de bons formuladores para criar padrões e referências para os outros”, afirma.
Importância da comunicação
Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende acredita que “por meio da aproximação com os meios de comunicação o setor público tem a oportunidade de fazer uma prestação de conta para a sociedade a respeito dos trabalhos que estamos conduzindo e de como podemos contribuir com o desenvolvimento de Goiás por meio de nossas ações. Também é uma maneira de conscientizar tanto a sociedade, quanto os próprios produtores do setor e das cadeias produtivas, sobre a importância do agro para o desenvolvimento econômico-social do Estado e do País”.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Governo de Goiás, especialmente o governador Ronaldo Caiado, entende a importância do trabalho dos profissionais de comunicação em promover conhecimento junto à sociedade. Segundo ele, a ideia de criar o encontro surgiu da necessidade de mostrar aos profissionais dos diversos setores da comunicação, que a temática agro pode agregar conteúdo e ser fonte para o trabalho de todos. “O encontro é uma oportunidade de levar ainda mais informações de qualidade aos profissionais da comunicação, mostrando que o setor agropecuário está totalmente ligado à vida da população, proporcionando desenvolvimento não só ao campo, mas às cidades. É toda uma cadeia que impacta positivamente a sociedade: na produção de alimentos, na agroindústria, no desenvolvimento social. Precisamos ressaltar sempre essa questão, mostrar que o agro tem boas histórias e que podem ser contadas de diversas maneiras”, enfatiza.
O presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, avalia que houve um período em que o homem do campo estava acostumado às raízes antigas, com poucos investimentos para o melhoramento de sua produção, mas que hoje os tempos são outros e as exigências também. “Neste processo, a comunicação foi primordial para a evolução do agro e do homem do campo. Por isso, criamos o Informa Agro, que tem como objetivo reunir jornalistas, comunicadores e formadores de opinião para debater as tendências e os desafios do agronegócio goiano. Será também um momento ímpar em que vamos lançar o Prêmio Faeg Senar de Jornalismo, que visa incentivar e principalmente reconhecer o trabalho dos meios de comunicação em relação à divulgação dos assuntos relacionados ao campo para a sociedade”, ressalta.
Ficha Técnica
1º Informa Agro – Tendências e Oportunidades para a Comunicação
Data: 7 de março de 2020 (sábado)
Horário: 8h30 às 12 horas
Local: Rua 87, 662, Setor Sul – Goiânia (GO)
Inscrições: http://bit.ly/InformaAgro
Realização: Sistema Faeg Senar
Apoio: Governo de Goiás, por meio da Seapa e jurisdicionadas (Emater, Agrodefesa e Ceasa) e entidades da Câmara Temática ‘O Agro é de Todos’
Contatos
Sistema Faeg Senar – (62) 3096-2200
Seapa – (62) 3201-8909
Emater – (62) 3201-8340