A compostagem é um procedimento de utilização da matéria orgânica, seja ela de origem doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Trata-se de um processo natural em que o lixo (resíduo) orgânico se transforma em adubo e pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. Além de ser um fertilizante de excelente qualidade, o uso da composteira ajuda na conservação do meio ambiente e pode ser uma interessante ferramenta de educação ambiental para adultos e crianças, nas escolas e em casa.
Há quem imagine que a compostagem só pode ser feita em grandes áreas e com a orientação de especialistas, como mostrado acima em um seminário oferecido pela Emater. Entretanto, o processo pode ser realizado em casa e com itens muito acessíveis. Veja abaixo o passo a passo da composteira caseira:
COMPOSTEIRA CASEIRA
Você vai precisar de:
3 baldes de plástico com tampa
1 torneira de PVC de ½’
40 cm de cano PVC (cortado ao meio) de ½’
1 flange de PVC de ½’
1 joelho (conexão) de PVC de ½’
10 parafusos com porca (para vedação)
Epóxi ou silicone para vedação
1 pedaço de carvão vegetal triturado
1 chumaço de algodão
Importante
Não se deve colocar na composteira:
- Resíduos animais (carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar)
- Resto de óleo de fritura
- Alimentos gordurosos ou muito salgados
- Grandes quantidades de cascas de laranja e limão.
Passo a passo
1) No Balde 1 deverão ser feitos vários furos de 6 mm na tampa, com 2 cm de distância entre si, e no balde deverá ser encaixada a torneira, a 3 cm da base.
2) No Balde 2 devem ser cortados a tampa e o fundo, para permitir a passagem dos resíduos.
3) No Balde 3 cortar o fundo e instalar a flange com os dois pedaços de cano de 20 cm unidos pelo joelho (conexão).
4) Na saída de ar, inserir Algodão / Carvão triturado / Algodão, fazendo um filtro.
5) Os baldes devem ficar empilhados; entre os baldes 1-2 e 2-3 e devem ser colocados cinco jogos de parafuso e porca para a junção da tampa com o balde de cima.
6) Usar epóxi ou silicone para vedação entre os baldes 1-2 e 2-3.
COMO USAR A COMPOSTEIRA
Antes de iniciar o uso da composteira, coloque uma camada de 5 cm de matéria seca (serragem, palha ou aparo de grama) no fundo do Balde 2, para ajudar no processo de decomposição.
Nos Baldes 3 e 2 serão colocados os resíduos orgânicos. Para equilibrar o composto, acrescente uma camada de matéria seca para cada camada de matéria orgânica.
COMO USAR O CHORUME
O chorume pode ser diluído em água para regar as plantas, na proporção de 1 litro de chorume para 20 litros de água. Para plantas em vasos deve-se usar 100 ml dessa solução, a cada 10 dias.
COMO USAR O COMPOSTO SÓLIDO
O ideal é que haja duas composteiras por casa. Quando uma delas estiver com o Balde 2 totalmente cheio, acrescentar uma camada de 5 cm de matéria seca e deixar descansar por 30 dias, obtendo-se um composto escuro e sem cheiro, pronto para ser usado nas plantas, misturado à terra na proporção de 3 kg por metro quadrado.
Dica:
A Emater oferece orientação gratuita para produtores rurais sobre a compostagem e muitos outros serviços.
Mais informações:
(62) 3201-8814 / 9 9276-8815
Fonte: Adaptado do documento “Como montar uma composteira caseira”, de Edilson Braga Rodrigues e Julia Stuchi, publicado pela Embrapa Amapá.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
comunicacao.ematergo@gmail.com