Virada Ambiental 2021 tem data de lançamento alterada para 18 de junho

Plantio de mudas nativas do Cerrado realizado na primeira edição da Virada Ambiental, em novembro de 2019

A edição deste ano da Virada Ambiental teve sua  data de lançamento alterada, passando do dia 04 para o dia 18 de junho (sexta-feira), às 9h da manhã. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Federação Goiana de Municípios (FGM) no YouTube. O Governo de Goiás apoia a iniciativa desde a primeira edição, em 2019, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e outras instituições da Administração Estadual.

Durante a solenidade virtual, além do anúncio de lançamento, será apresentado o balanço dos trabalhos realizados nos anos anteriores. A cada edição, o projeto contou com a adesão de mais municípios, inclusive de cidades de outros estados. Em 2020, houve a participação recorde de 187 municípios goianos, 04 em Minas Gerais, 01 em Rio Grande do Sul, 01 no Ceará e 01 na Bahia.

O objetivo da Virada é promover ações de conscientização ambiental, sensibilizando toda a sociedade para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado. Na primeira edição foi realizado o plantio de mil mudas por município no dia 22 de novembro, data instituída como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. Em decorrência da pandemia, no ano passado, as atividades foram promovidas durante toda a semana, entre os dias 22 e 28 de novembro, sem a estipulação de números de mudas por município.

Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira, a Agência atua no projeto mobilizando as cidades e avaliando locais que sejam adequados para o plantio. É realizada uma operação que envolve a seleção das áreas de preservação (margens de nascente ou mananciais) e a demarcação das zonas apropriadas para receberem as mudas.

Durante o lançamento da última edição, em agosto passado, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, ressaltou sobre a participação do órgão e agradeceu a oportunidade de contribuir para o crescimento da Virada Ambiental. “Desde a primeira fase os nossos técnicos têm acompanhado, no sentido de garantir que as ações tragam resultados positivos e alcancem o grande objetivo desse programa de convidar toda a sociedade a refletir diante da necessidade de um desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Histórico

O projeto Virada Ambiental nasceu em 2019, com a Lei 20.552, que institui 22 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio nas condições do bioma Cerrado.

Com a comemoração, toda a comunidade, mobilizada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em locais selecionados por agentes da Emater, preferencialmente ao mesmo tempo. É um chamado para que o cidadão possa colocar em prática ações sustentáveis, contribuindo de fato para a preservação do meio ambiente.

A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com a parceria de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, entre elas a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

A Virada Ambiental também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles compõem a agenda de ações que devem ser implementadas por todos os países até 2030. Entre os objetivos, estão medidas ligadas à conservação dos recursos naturais e a proteção e recuperação dos ecossistemas e da biodiversidade.