A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), iniciou no dia 19 de janeiro, o curso de Corte e Costura na cidade de Luziânia, interior do estado. O projeto terá duração de seis meses e será realizado aos sábados durante esse período.
O curso foi solicitado por moradoras da cidade e tem como objetivo ministrar aulas práticas sobre todo o processo de confecção em máquinas de costura. Ao todo, a ação conta com 15 participantes, que são divididas em duas turmas, sendo uma no período da manhã, das 08h às 12h e outra no período da tarde, das 13h às 17h. As atividades estão sendo realizadas na Loja do Artesão, local cedido pela Secretária de Promoção Social da região.
Maria Aparecida Pereira, responsável e também ministrante do curso, destacou a importância da ação. “Estamos satisfeitos com a idéia do curso de Corte e Costura, que será de grande valia para a comunidade. Esse projeto foi solicitado a nós da Emater e com a parceria da prefeitura, estamos conseguindo conduzi-lo”. Maria também ressaltou que tanto o material, quanto as máquinas de costura, estão sendo custeadas pelas participantes, entretanto, as aulas são gratuitas.
A aluna do curso Jania de Oliveira, afirma estar empenhada com o projeto. “Nas aulas nós estamos aprendendo algo que vamos poder comercializar depois, ou seja, será algo que ajudará as participantes a ter uma renda extra, ou até uma profissão”. Jania informou que nas primeiras aulas estão sendo produzidos objetos artesanais, como bolsas, panos de pratos, porta rolos e etc.
Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves
Foto: Emater / Divulgação
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / comunicacao.ematergo@gmail.com