Publicado: Janeiro 2020
Atualizado: Abril 2023

Gestão por Resultados

Gestão por Resultados (GPR) é um modelo de Gestão que tem por objetivo parametrizar as atividades institucionais, considerando metas estratégicas, com foco nos resultados de curto, médio e longo prazo. Ao contrário de uma gestão tradicional, focada em processos burocráticos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados, a missão e os valores da organização. O conceito desse tipo de gerenciamento é priorizar o alcance dos resultados em todas áreas de atuação, com o objetivo de melhorar a eficiência organizacional mediante a otimização da capacidade operativa. O alcance das metas institucionais é medido de forma objetiva, por meio de indicadores claros e bem definidos. Um dos pontos positivos de se adotar uma gestão orientada para resultados é o fato de que os colaboradores se sentem mais envolvidos em todo o processo pois sabem que sua participação nos resultados institucionais será medida e reconhecida de alguma forma, mediante uma avaliação clara e dentro de um procedimento transparente. A produtividade institucional tende a aumentar, uma vez que cada colaborador passa a ter clareza do seu dever, tendo em vista que são atribuídas metas globais (em nível tático) por unidade administrativa e individuais (em nível operacional) para cada colaborador. A sensação de pertencimento é maior, o engajamento e a produção consequentemente melhoram. Na Agencia Emater a metodologia da Gestão por Resultados foi implantada como uma ferramenta de parametrização, otimização e avaliação dos serviços prestados pela Agencia em todas as áreas. O programa estabelece um moderno modelo de gestão por meio do qual é possível avaliar o desempenho individual de cada um dos quase 300 técnicos extensionistas da casa no cumprimento de suas metas em tempo real e, consequentemente, aferir o desempenho coletivo da Agência, o que possibilita tomadas de decisão de forma rápida e assertiva, permitindo intervenções pontuais em tempo real.

A ferramenta

Para parametrizar os serviços prestados pela Emater ao produtor rural, são atribuídas metas anuais aos técnicos da área finalística conforme previamente definido na elaboração do planejamento estratégico, onde são definidos os programas prioritários e as atividades estratégicas. São atribuídas pontuações para cada atividade, de acordo com o nível de complexidade da ação e de acordo com o nível de prioridade institucional, onde as atividades mais complexas e estratégicas são mais valoradas. O acompanhamento do cumprimento diário destas metas é supervisionado pelos superiores imediatos dos técnicos, ou seja, pelos 12 coordenadores regionais da Emater, e também pela Diretoria, que tem à disposição telas de situação que oferecem relatórios imediatos da atuação da Emater nos 246 municípios goianos em tempo real. Para isso, os técnicos relatam, diariamente, as atividades que realizam no campo por meio de um sistema interno integrado de registro e avaliação, o Sistec. Assim, são realizados ciclos de avaliação a cada quadrimestre onde são avaliados os resultados de cada Unidade Regional e de cada técnico no cumprimento de suas metas.

Otimização de resultados

Como forma de incentivar um ambiente corporativo de competitividade saudável e visando reconhecer o trabalho dos colaboradores que mais contribuem com o alcance dos resultados institucionais, a Emater estabeleceu um sistema de premiação em forma de gratificação financeira por meio de Funções Comissionadas (FCs) para o primeiro colocado de cada uma das 12 coordenações regionais da Agência em Goiás, considerando a pontuação registrada no Sistec dentro de cada quadrimestre. Deste modo, uma comissão composta exclusivamente com este fim, com membros das Diretorias, Gerências e Coordenações Regionais, valida a pontuação obtida pelos técnicos que apresentaram melhores resultados e encaminha os nomes para ampla divulgação em todas as mídias oficiais da Emater. A gratificação financeira é imediatamente implementada para os 12 melhores de cada regional e tem validade pelos próximos quatros meses até a conclusão do próximo ciclo avaliativo, quando é realizado um novo ranqueamento e nova distribuição das gratificações. Por se tratar de uma “Função Comissionada”, somente os servidores efetivos são aptos a receber a premiação em forma de remuneração. Entretanto, o sistema permite reconhecer o trabalho de todos os colaboradores, independente do tipo de vinculo empregatício e promover outras formas de premiação através da realização de qualificações, cursos e viagens para diversas capacitações custeadas pela Emater, além de ampliar o acesso as diversas oportunidades institucionais para os servidores que mais contribuem com as metas institucionais uma vez que o sistema permite a mensuração fidedigna da produtividade de cada servidor.

Resultados

Como forma de garantir transparência e conferir credibilidade ao processo avaliativo da GPR, a Emater disponibiliza o ranqueamento de cada ciclo avaliativo do programa, desde sua implantação.

2023/01 – Resultado
2022/03 – Resultado
2022/01 – Resultado
2021/03 – Resultado
2021/02 – Resultado
2021/01 – Resultado
2020/03 – Resultado
2020/02 – Resultado
2020/01 – Resultado
2019/03 – Resultado
2019 – Implantação

Tabela de pontuação

Confira aqui como é distribuída a pontuação conforme a prática realizada.