Agro em Dados destaca programa ambiental da Emater de preservação de microbacias

O Programa de Preservação das Microbacias Hidrográficas, executado pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), foi destaque na edição deste mês do “Agro em Dados”, boletim divulgado na última sexta-feira (06), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Segundo a publicação, o programa conta com ações em 34 municípios, envolvendo 409 produtores rurais em projetos de recuperação ambiental nas propriedades.

O objetivo da iniciativa, conforme aponta o boletim, é desenvolver a produção rural sustentável no Estado, oferecendo serviços técnicos sobre práticas de conservação do solo e de preservação de nascentes. Entre as tarefas estão o cercamento de nascentes; o plantio de mudas em áreas degradadas; a construção de bacias de captação e retenção dos excessos de águas das chuvas; e o fomento de práticas de educação ambiental. Além disso, está sendo implantada uma Unidade Demonstrativa de Gestão de Solo e Água na Estação Experimental da Emater no município de Araçu.

O “Agro em Dados” também traz outras informações relativas à agropecuária goiana. Entre os destaques está uma análise da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revela que o Estado de Goiás possui o 2º maior plantel de bovinos do País, com 22,8 milhões de cabeças, valor que representa alta de 0,6%. De acordo com o informativo, esse crescimento foi impulsionado, sobretudo, pela retenção de fêmeas para reprodução. Verificou-se retração na participação de fêmeas no abate em Goiás de 5,8%, na comparação entre 2018 e 2019, apontando uma transição do ciclo de baixa para o de alta da pecuária.

A publicação é elaborada pela Gerência de Inteligência de Mercado da Superintendência de Produção Rural Sustentável da Seapa, com apoio da Comunicação Setorial da Secretaria. O periódico reúne pesquisas dos principais institutos de pesquisa e bases de dados do agronegócio brasileiro, com o recorte para o Estado de Goiás. Além da Emater, o boletim divulga números das outras jurisdicionadas da Seapa, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

Acesse o Agro em Dados de novembro aqui.

Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815