Produtor de cachaça assistido pela Emater em Uruana é destaque no Jornal Bom Dia Goiás

A produção de cachaça no município goiano de Uruana, que tem sido acompanhada de perto pelo Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), foi destaque na edição da manhã desta terça-feira (15) do Jornal Bom Dia Goiás, veiculado pela TV Anhanguera. A equipe foi até a propriedade do agricultor Daniel Machado, atendido pelo órgão, para conhecer todas as etapas do processo produtivo da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento do produto. 

Segundo o Anuário da Cachaça 2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Goiás está entre os dez estados com mais estabelecimentos produtores do destilado. Para incentivar a produção, a Emater oferece assistência técnica e orientações legais para produtores do segmento e pequenos agricultores que tiverem interesse em investir no ramo. 

“[A Agência] dá assistência no cultivo, escolha de variedades, adubação, manutenção do canavial, até a colheita. Depois disso, a Emater realiza assessoria no processo de alambicar, que é a etapa de destilação, e também no processo de comercialização. Como comercializar, onde, as feiras, e organizar a produção”, esclareceu o engenheiro agrônomo da instituição, Robson Luís Morais, em entrevista para a reportagem.

A cachaça é a segunda bebida alcoólica mais vendida no país, atrás apenas da cerveja. Em 2018, conforme dados da Euromonitor International, os brasileiros consumiram 520,9 milhões de litros da “marvada”, o que gerou um faturamento de cerca de R$ 14 bilhões. Em Goiás, apesar de pequena, a produção de cachaça tem ganhado espaço. O Estado é o maior da região Centro-Oeste em número de estabelecimentos, com 28 locais registrados, e de marcas, com 114 nomes registrados.

Confira a reportagem na íntegra:

______
Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815
comunicacao.ematergo@gmail.com