Emater e Seapa levam auxílio do Governo do Estado a assentamentos e acampamentos de Flores de Goiás

Este município, localizado no Nordeste goiano, possui o maior número famílias vivendo em assentamentos e acampamentos no Estado

Equipes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) se reuniram, nesta terça-feira (12), no município de Flores de Goiás onde realizam a entrega de cestas básicas da Campanha de Combate à Propagação do Coronavírus, do Governo de Goiás dirigida pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Iniciada no último dia 29 de abril, a distribuição de cestas básicas da campanha do Governo de Goiás por meio da OVG junto aos assentamentos e acampamentos é coordenada pela Emater juntamente com a Seapa e conta com o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). A seleção das 16 mil famílias em situação de vulnerabilidade social que receberão o auxílio se deu por meio de uma análise minuciosa realizada pela Emater, que as localizou em 282 assentamentos e acampamentos de 87 municípios goianos.

Em Flores de Goiás receberão as cestas básicas, em sua totalidade, os Projetos de Assentamento (PA) Canaã, Santa Fé, Liberdade Flores I, Liberdade Flores II, Egídio Brunetto, Gameleira, Bom Sucesso, Bom Sucesso II, Santa Clara, Bela Vista, Castanheira, Cavalcante, Flores Formoso e Acampamento Alegre. Nas últimas duas semanas, assentamentos das cidades de Goiás e Itaberaí funcionaram como pilotos para o início da distribuição.

Acompanhado do Secretário da Agricultura, Antônio Carlos Lima Neto, o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende acompanhou toda a distribuição desta terça-feira. Ele destaca como é importante para a Emater atuar neste trabalho, já que este é o público prioritário das atividades da Agência e os técnicos da Emater já atuam com essas famílias há algum tempo auxiliando em suas atividades produtivas. “A Emater tem direcionado cada vez mais seus esforços para atender a essas famílias e hoje, além de trazes este benefício, trazemos a prova da preocupação do Governo de Goiás para com todos aqueles que produzem e contribuem sobremaneira para com o desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta.

Prefeito do município, Jadiel Ferreira de Oliveira agradece a atenção do Governo do Estado em relação à parcela mais necessitada da população de Flores de Goiás. “Até agora seguramos o que pudemos com os nossos recursos. E neste momento foi imprescindível o apoio estadual com mais este aporte. Toda a nossa luta é para que não haja fome em nosso município. Meu muito obrigado ao governador Ronaldo Caiado e à primeira-dama, Dona Gracinha, por este auxílio”, roga.

Já o secretário Antônio Carlos destaca que uma campanha como esta, realizada no meio rural, tem seu valor não só pela entrega das cestas básicas em um momento tão delicado, como também carrega o peso da conscientização da prevenção ao contágio da Covid-19. “Os moradores do campo, principalmente aqueles em situação de carência e vulnerabilidade social, sofrem mais do que os das cidades, especialmente em razão de desinformação”, pontua.

Comunicação Setorial – Emater
Informações à imprensa: (62) 99276-8126/(62) 99276-8815