Emater realiza 1ª Festa da Jabuticaba em Nova Fátima, distrito que sedia maior pomar de jabuticabas do mundo

Foto: Nivaldo Ferr

O Sindicato Rural de Hidrolândia, em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), irá realizar a Festa da Jabuticaba no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia. A celebração está marcada para o próximo sábado (21), a partir das 8h da manhã, na Praça da Matriz.

O evento já era realizado no município, mas esta é a primeira vez que chega ao distrito. Segundo o extensionista da Emater e um dos coordenadores da festa, Clenon Aguiar, é importante promover o encontro em Nova Fátima, já que a maior parte das jabuticabas é produzida na região.

A programação conta com várias atrações como apresentações culturais, shows com artistas locais, apresentação de catira, Baile da Jabuticaba e festival gastronômico. Além disso, será estruturada uma feira onde agricultores familiares e artesãos poderão comercializar seus produtos. A entrada é gratuita.

Maior pomar do mundo

O Distrito de Nova Fátima é onde está sediada a propriedade dona do maior pomar de jabuticabas do mundo. A Fazenda Jabutical – que fica aberta à visitação durante a temporada da fruta, entre os meses de setembro e outubro – recebe turistas há mais de cinco décadas, promovendo o ecoturismo na região.

Segundo o último Censo Agro do IBGE, de 2017, Goiás é o estado que mais produz jabuticaba no país. A expectativa é que a colheita aumente 30% este ano em relação ao ano passado.

1ª Festa da Jabuticaba em Nova Fátima-GO

Data: 21 de setembro (sábado)
Hora: 8h da manhã
Local: Praça da Matriz – Nova Fátima, Hidrolândia-GO