Produtora assistida pela Emater se torna referência na produção com guariroba em Goiás

Maria Tereza produz, na Fazenda Corrente, conserva, doces, licor, empadão, tudo isso utilizando a guariroba que planta por lá

Nesta terça-feira (07), a Emater – Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária irá realizar um curso de BPF – Boas Práticas de Fabricação, em Aurilândia, no interior do estado. As atividades serão realizadas até o 10 de maio e visam levar orientações a uma pequena agroindústria de guariroba da cidade.

Agricultura Familiar com a Guariroba

A fazenda Corrente, localizada na zona rural da cidade, já se tornou referência na utilização da guariroba. Isso porque a agricultora Maria Tereza consegue realizar verdadeiras façanhas com a palmeira. Em sua propriedade, Maria produz conserva, doces, licor, empadão, tudo isso utilizando a guariroba plantada em sua fazenda.

Acompanhada de seu marido, Maria é um destaque para o empreendedorismo familiar, e hoje já conta com cerca de três funcionários para ajudar no negócio. Além disso, recentemente a agricultora resolveu avançar mais um passo: adequar sua indústria e formalizar seus produtos com a guariroba.

Nos últimos meses a produtora fez as devidas adequações em sua agroindústria e agora conta com um espaço mais moderno para produção. Maria já recebe assistência técnica da Emater desde o começo do projeto e possui o Selo de Inovação, um projeto da Agência que visa reconhecer produtores que são referência na agricultura do estado.

Boas Prática de Fabricação (BPF)

A Boas Práticas de Fabricação (BPF) são atividades obrigatórias amplamente reconhecidas nos meios de produção mundiais para processos de fabricação seja de alimentação ou de qualquer outro produto. No Brasil, além das autorizações da Vigilância Sanitária, os agricultores precisam estar regularizados pela Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por isso, além das reformas feitas pela família, Maria Tereza ainda precisa comprovar sua capacidade de produção dentro da agroindústria e receber os selos dos respectivos órgãos. Por isso, a Emater, realizará o curso de BPF em sua propriedade pra que a produtora esteja apta a realizar as atividades com a guariroba. O curso envolve pautas como a higiene, estrutura e cuidados necessários na produção.

Gerência de Comunicação para Inovação – Emater
Texto: Beatriz Alves | Fotos: Nivaldo Ferreira
Informações à imprensa: (62) 3201-8767 / 3201-8818
comunicacao.ematergo@gmail.com