O Governo de Goiás iniciou as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos específico para a cadeia láctea (PAA Leite). Por meio do programa, já foram distribuídos 16,9 mil litros de leite para famílias em vulnerabilidade em cinco municípios goianos.
Em dezembro, as instituições beneficiadas com as entregas foram o Centro de Ensino Especial Erica de Melo Barbosa de Jataí; a Associação de Prevenção e Combate ao Câncer de Caldas Novas; Associação Espírita de Palmelo; Associação dos Congos de Urutaí; e o Centro de Referência da Assistência Social e Associação Pestalozzi de Ipameri.
“Estamos muito felizes com o início das entregas do PAA Leite, que nesta edição exclusiva está incentivando a produção de leite em Goiás e garantindo a presença desse alimento essencial na mesa de famílias goianas assistidas pelo governo de Goiás”, declarou o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia.
Por meio do PAA Leite, o Estado de Goiás realizou um investimento de R$ 10 milhões na compra de leite produzido por organizações associativas ou cooperativas de agricultores familiares e, após o beneficiamento, é doado a entidades sociais, sendo repassado em seguida a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. As entregas serão contínuas e a previsão é que sejam distribuídos 1,14 milhão de litros de leite até março de 2025, beneficiando mais 17 mil famílias.
Para a presidente da Associação Goiana de Produtores de Leite Asproleite, Gesoni Silva, de Ipameri, o PAA Leite é um programa de grande alcance social, porque além de dar dignidade para o homem e para mulher do campo, dá dignidade à mãe de família e condições para alimentar seus filhos.
“O programa é muito importante e ainda atende às famílias que estão com necessidade de alimento. Agradecemos ao Governo de Goiás por ter lembrado da agricultura familiar, dos produtores de leite e por estar contribuindo com essas famílias que tanto necessitam de ajuda”, declarou.
Néia Sousa, moradora de Urutaí e contemplada com 10 litros, diz que é uma bênção receber o leite, pois não tem condições de pagar R$ 4 no litro do alimento, que o considera muito caro. Ela conta ainda que já está na contagem regressiva para receber o restante que falta. “Daqui a 15 dias receberei mais 15 litros, o que ajudará muito com a alimentação da minha família”, explica.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado (Seapa) e com a Organização das Voluntárias de Goiás. Nesta edição, foram sete organizações fornecedoras dos municípios de Bela Vista de Goiás, Aragoiânia, Ipameri, Jataí, Luziânia, Pontalina, Sanclerlândia e Silvânia foram classificadas.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias