O Agro é Social deixou sua marca no ano 2024. Em sete edições, a Emater Goiás investiu cerca de R$ 23 milhões e capacitou 5.855 produtores em 121 municípios, além de entregar 4.612 cartões do Crédito Social, no valor de até R$ 5 mil reais cada. O programa tem como objetivo capacitar os produtores e dar de condições e oportunidade para quem sonha empreender e aumentar sua renda.
O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirma que o Agro é Social se tornou o maior programa de inclusão produtiva no Brasil. “O programa se tornou uma referência no Brasil e fez Goiás reduzir o número de famílias em extrema pobreza, por meio do Crédito Social”, ressalta.
Exemplo disso é que Goiás alcançou, em 2023, a menor taxa de pobreza de sua história: apenas 1,3% da população está abaixo da linha de pobreza. O número coloca o estado em posição de destaque nacional, sendo o segundo menor do Brasil, atrás apenas de Santa Catarina, e muito abaixo da média nacional de 4,5%. Os dados são Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“As políticas sociais de Goiás são reconhecidas em todo o Brasil, pois permitem a emancipação das pessoas, fazendo com que elas passem da condição de pobreza e extrema pobreza para ter renda própria. Nosso estado foi o que mais promoveu essa inclusão nos últimos anos”, disse o governador Ronaldo Caiado.
As regionais que receberam as edições do Agro é Social em 2024 foram Rio dos Bois, Vale do São Patrício, Rio Vermelho, Vale do Paranã, Planalto, Serra da Mesa e Rio das Antas.
O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Emater, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS), com foco no desenvolvimento social, empreendedorismo e inclusão produtiva para a geração de emprego e renda no setor rural.
Crédito Social
Milhares de famílias já foram impactadas com o Crédito Social, um benefício do Governo de Goiás, que tem como objetivo levar fomento produtivo para produtores que desejam empreender no setor agrícola, aumentar sua renda e melhorar sua qualidade de vida e de toda a família.
“Nós ficamos muito felizes de ver os produtores empreendendo e aplicando o benefício para transformar sua vida e toda sua família. O impacto é dentro e fora de casa porque gera renda e movimenta a economia de todo o munícipio“, afirma o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
Para receber os cartões, os produtores participam de cursos promovidos pela Emater, por meio do Agro é Social. Uma vez capacitados, os alunos recebem uma ajuda financeira para adquirir insumos e colocar em prática o que aprenderam nos cursos. A liberação do Crédito Social depende da comprovação de situação de vulnerabilidade e da demonstração de aptidão e estrutura mínima para iniciar a atividade, se necessária.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias