Emater Goiás promove Agro é Social na Regional Serra da Mesa

8ª edição beneficiará mais de 500 famílias de 11 municípios com investimento de R$ 2,5 milhões em cartões do Crédito Social

A Emater Goiás está promovendo a 8ª edição do programa Agro é Social na Regional Serra da Mesa. Entre julho e agosto, 538 pessoas de 11 municípios foram capacitadas com cursos realizados por extensionistas da instituição. A expectativa é que, aproximadamente, 523 alunos recebam o cartão do Crédito Social, totalizando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões em benefícios.

Nesta edição, as cidades da Regional Serra da Mesa que foram contempladas com as ações do Agro é Social, são: Amaralina, Campinorte, Campos Verdes, Colinas do Sul, Mara Rosa, Mutunópolis, Niquelândia, Porangatu, Uirapuru e Uruaçu. A maioria dos participantes são de assentamentos e já são assistidos pela Emater Goiás por meio do programa Produzir Brasil.

Foram oferecidos cursos como Avicultura, Apicultura, Bovinocultura Sustentável, Produção de Salgados, Panificação, Quitandas, Doces Artesanais e Processamento de Vegetais. Além da capacitação técnica, os alunos poderão receber o cartão do Crédito Social, um benefício financeiro disponibilizado pelo Governo de Goiás para apoiar os agricultores familiares na criação e desenvolvimento de seus próprios negócios. Segundo Janete Rocha, coordenadora do Agro é Social, aproximadamente R$ 2,5 milhões serão entregues aos participantes que atenderem aos requisitos do programa.

Para o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, o Agro é Social é o maior programa de inclusão produtiva do Brasil. “Chegamos com um crédito social para que esses cidadãos possam iniciar atividades e terem independência financeira, mostrando que com apoio do governo eles podem ter qualidade de vida e renda na propriedade rural”, diz.

A entrega dos cartões do Crédito Social e dos certificados de conclusão dos cursos da 8ª edição do Agro é Social será realizada durante o encerramento do programa, no dia 8 de novembro, em Porangatu. Além disso, a programação conta com diversos serviços gratuitos para a comunidade, como: balcão de empregos, distribuição de mudas, emissão de documentos, feira do produtor, área infantil e muito mais.

Agro é Social

O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, realizada em parceria com a Emater, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento social no setor rural, com ênfase em empreendedorismo e inclusão produtiva para a geração de emprego e renda.

Crédito Social

Para incentivar o empreendedorismo, os alunos que realizarem os cursos oferecidos pela Emater e estiverem dentro dos critérios, podem receber o Crédito Social, um benefício oferecido pelo Governo de Goiás, no valor de até R$5 mil, para que os agricultores familiares possam empreender.

Por meio da capacitação e incentivo, o governo do estado proporciona condições técnicas e financeiras para que os participantes consigam criar seu próprio negócio, aumentar sua renda, melhorar sua qualidade de vida, além de fomentar a economia do município.