Emater Goiás recebe a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer

Encontro reúne dirigentes de Ater e de pesquisa agropecuária de todo o país e objetiva debater pautas importantes para valorizar e fortalecer o setor

Começou nesta quinta-feira, 1º de agosto, a  37ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). A Emater Goiás é sede do evento nacional que acontece até dia 3 de agosto, em Goiânia.

O encontro reúne dirigentes de 23 instituições públicas de todo país e do Distrito Federal que prestam serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária para debater assuntos relevantes para o fortalecimento das entidades em todo o país. O encontro contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista.

Na solenidade de abertura, o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, desejou boas-vindas a todos os dirigentes. “Que nós possamos avançar nas pautas que serão discutidas aqui durante estes três dias e que a gente encontre as melhores soluções para os desafios que enfrentamos no dia a dia em campo”. Para o presidente, o momento é de avanço e aprendizado. “Contem com a Emater Goiás para que juntos, nós atinjamos o nosso objetivo que é fortalecer o produtor e a agricultura familiar em todo o país”, enfatiza.

O presidente da Asbraer, Luciano Brandão, destacou que será uma semana importante com debates essenciais para a valorização e fortalecimento da Ater Pública e das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) em nível nacional, que são entidades que realizam um trabalho sério para garantir o desenvolvimento efetivo da agricultura familiar brasileira.

“A Asbraer briga, corre atrás, dedica-se, porque precisamos executar com eficiência, mostrar mais uma vez que não existe combate à fome, combate às intempéries climáticas, combate à pobreza social, sem ter um Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater) no Brasil funcionando e com recursos. Então, agradeço pelos avanços, que considero muito nos últimos anos. Porém, precisamos avançar muito mais”, analisa.

O diretor do Dater da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Marenilson Batista, ressaltou que o trabalho que cada Emater realiza está ligado diretamente ao campo. “Quando a Emater orienta a organização de uma feira, ou  o Programa Nacional de Alimentação Escolar, na hora que organiza o PAA, a instituição interage com a população integralmente. Por isso, insisto em dizer que a cada dia, a cada minuto temos que melhorar a narrativa, para que a população saiba o que a extensão rural faz no Brasil. Precisamos ir mais. Tem muito para se mostrar no país”, reflete.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo, a 37ª Assembleia Geral Extraordinária da Asbraer é uma excelente oportunidade para que os gestores de extensão rural, de pesquisa da pecuária compartilhem as experiências, de aprender com a bagagem de outros estados. “É uma oportunidade, que não haveria em um local mais apropriado que Goiânia, para que se possa avançar nas discussões, principalmente no momento de grande desafios para extensão rural brasileira, que é tão necessária e importante para o alcance do desenvolvimento das populações rurais”, destaca.

Na pauta, além de ser debatido o trabalho desenvolvido pelas instituições, está prevista a discussão da minuta do regimento interno da Asbraer com todos os dirigentes; diálogo sobre convênios com o MDA, apresentação dos projetos e perspectivas da Anater para a ATER pública em 2024 e debates sobre o Programa de Aceleração ao Crescimento da Pesquisa Agropecuária (PAC).

A Emater Goiás vai apresentar os principais programas e projetos desenvolvidos em Goiás e vai levar as delegações para realizar visitas técnicas em fazendas modelos de turismo rural em Goiás em Pirenópolis e Hidrolândia.

Sobre a Asbraer
A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 8 de junho de 1990. Há mais de 30 anos mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de promover o diálogo com a pesquisa agropecuária e regularização fundiária.