Após 15 anos desativada, Emater reabre unidade local de Maurilândia

A ação visa ampliar o atendimento aos produtores do município e contribuir com o crescimento das famílias rurais

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) reabriu, na manhã desta segunda-feira (17/06), a unidade local no município de Maurilândia, que fica região Sudoeste, a aproximadamente 220 km de Goiânia. O escritório funcionará dentro da sede da Prefeitura Municipal, onde realizará os atendimentos aos agricultrores familiares da cidade.

Segundo o presidente da Agência, Rafael Gouveia, a reabertura visa assistir o produtor, além de dar o devido reconhecimento ao trabalho que ele executa no meio rural. “É um segmento importantíssimo que nós precisamos contribuir para o seu fortalecimento. A determinação do Governo de Goiás é que a mão do estado alcance todas as pessoas, principalmente a agricultura familiar que fornece mais de 70% do alimento que chega em nossas mesas. Em Goiás, por exemplo, cerca de 50% da produção de leite do estado provém da agricultura familiar”, esclarece.

A reabertura da unidade na sede do paço municipal, situado na Rua Sebastião Alves de Faria, no Bairro Lorena, foi realizada em parceria com a prefeitura, que além de abrigar o escritório, vai ceder servidores locais para fazer atendimento inicial ao público. Contudo, os trabalhos de extensão rural e a disponibilização de benefícios a agricultores serão realizados pelos os profissionais da Regional Rio Paranaíba.

“Nossa missão é disponibilizar recursos para produtores do município por meio de políticas públicas, com foco na área social”, explica o coordenador regional, Sérgio Oliveira. Para ele, Maurilândia ficou por muitos anos fora das ações que beneficiam os produtores, como os Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Fomento Rural e Crédito Social. “Com a reabertura, nossa meta é promover o acesso dos agricultores do munucípio a estas políticas”, enfatiza.

A prefeita de Maurilândia, Edjane Alves de Almeida, comemora a parceria com a Emater no município. “Há tempos não se falava dos trabalhos que a Agência oferece e muitos produtores da agricultura familiar desconheciam que tinham direito aos programas sociais oferecidos pelo Governo de Goiás. Aqui, antes, nem se falava em Emater. Hoje, sabemos que é um órgão do governo respeitado, conceituado e que ajuda o produtor com trabalho sério, com respeito, carinho e com determinação. A vida do agricultor familiar vai mudar para melhor na região”, comemora.