Emater realizará III Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira em Hidrolândia dia 18 de junho

Voltado para produtores, o evento acontece no no dia 18 de junho e as inscrições são gratuitas

Mais uma temporada de jabuticabas vem aí. Com apenas uma safra por ano, de setembro a novembro, a época é uma das mais esperadas pelos goianos. Para fortalecer o cultivo e difundir informações técnicas sobre a fruta, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás) realizará o III Encontro Técnico sobre a cultura da Jabuticabeira. O evento acontecerá no dia 18 de junho, das 13h às 17h, no Auditório do Colégio José Amâncio, em Hidrolândia, Goiás.

Para o presidente da Emater, Rafael Gouveia, a Agência sempre colaborou com os principais estudos do fruto no município de Hidrolândia. “Queremos contribuir com os produtores da região através de estudos técnicos para fortalecer e difundir o cultivo das jabuticabas na região, que além de movimentar a economia local, coloca Goiás como destaque nacional na produção do fruto”, destacou.

De acordo com a pesquisadora da Emater, Dra. Maurízia de Fátima Carneiro, que acompanha os estudos em Hidrolândia, o objetivo do evento é apresentar aos produtores rurais, empreendedores e autoridades locais resultados de estudos realizados no município e dados atuais, visando o fortalecimento da cadeia produtiva da jabuticaba na região.

Para isso, a programação do encontro prevê palestras sobre métodos de divulgação para produtos de quintais e fazendas de jabuticaba, tecnologias de produção, manejo e conservação de jabuticabeira com informações inéditas, entre outras. Nesta edição, além da presença de pesquisadores goianos, o evento contará ainda com cientistas da Universidade Federal Tropical do Paraná, que há 20 anos conduzem estudos significativos sobre a fruta.

O encontro é uma parceria entre a Emater, o campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Hidrolândia, Universidade Estadual de Goiás e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Agricultura. As inscrições são gratuitas e serão realizadas antes da cerimônia de abertura do evento. Podem participar produtores, pesquisadores e comunidade em geral.

Cultivo da jabuticaba em Hidrolândia

Hidrolândia é polo da produção da fruta em Goiás e recebe turistas de vários lugares do país. De acordo com um levantamento feito pela Agência, o município conta com 128 pomares e 250 produtores cadastrados. A área total plantada corresponde a 254 hectares, com mais de 64 mil pés, o que gera uma produção anual de em média 6 mil toneladas.

A cidade é conhecida mundialmente pela cultura de jabuticabeiras e essa atividade turística gera trabalho e renda para o município. Entre os meses de setembro a novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior a procura da jabuticaba e seus derivados.

No município, a Emater Goiás há décadas acompanha de perto produtores de jabuticabas dando orientações por meio dos serviços assistência técnica e extensão rural da instituição. Desta forma, coleta e armazena dados com finalidades técnicas para fortalecer o trabalho de produtores rurais da cidade, que encontraram no fruto sua principal fonte de renda.

Programação – 3º Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira

13h – Inscrições
13h20 – Abertura
14h – Métodos eficazes de divulgação para produtos de quintais e fazendas de jabuticaba com Silvio Quirino de Oliveira Junior – Secretaria de Turismo e Cultura de Hidrolândia