Emater realiza 1ª Feira de Troca de Sementes e Mudas da Agricultura Familiar de Goiás

Evento contou com a participação de produtores rurais e estudantes e professores da área das ciências agrárias

Para viabilizar uma maior diversidade genética de espécies cultivadas no estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou a 1ª Feira Troca de Sementes e Mudas da Agricultura Familiar de Goiás na tarde desta segunda-feira (11). Além de produtores rurais, a ação também contou com a participação de estudantes e professores da área das ciências agrárias.

O evento também possibilitou a inclusão de novas variedades nos sistemas de cultivo familiares, como uma forma de trazer maior geração de renda sem os custos de aquisição de sementes e mudas. Os participantes colaboraram de todos os jeitos: trouxeram sementes, mudas, toletes, estacas, bulbos e outras estruturas vegetativas.

“A feira permitiu aos participantes conhecerem melhor sobre a disponibilidade de materiais de feijão tutorado, que a Emater vem testando nos últimos meses, além de também aprenderem sobre o potencial de diversas plantas, em especial, as bioativas. Eles também trocaram produtos e receberam amostras de alguns materiais produzidos aqui na Agência”, destaca Cristiane Rachel, pesquisadora da Emater e coordenadora da feira.

Após a troca de sementes e mudas, houve também a oferta de duas palestras, sendo uma sobre plantas bioativas na agricultura familiar e outra sobre feijões tutorados para o cultivo orgânico e convencional.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias