Dando continuidade as ações que visam capacitar a comunidade e incentivar o empreendedorismo em municípios de Goiás, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizará o Agro é Social em Ceres e, simultaneamente, em mais sete municípios atendidos pela Unidade Regional Vale do São Patrício, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro.
O evento é uma iniciativa da Emater que tem como objetivo ampliar os serviços da Agência, por meio da promoção de cursos profissionalizantes, palestras, dias de campos e atendimentos gratuitos direcionados a toda população.
“Com essa ação, queremos levar mais conhecimento para o homem e a mulher do campo, viabilizando novas formas de incremento de renda e, assim, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Sabendo aproveitar melhor os recursos de sua propriedade e até mesmo de seu empreendimento, será possível que essas pessoas saiam da condição de vulnerabilidade social”, destaca o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
Além de Ceres, as cidades que receberão os cursos, palestras e serviços do Agro é Social são: Rialma, Santa Isabel, Uruana, Nova América, Rianápolis, Rubiataba e Vila Propício. Serão oferecidos cursos de doces artesanais, panificação e quitandas, horticultura, produtos de higiene e limpeza, processamentos de carnes e avicultura. Além das capacitações, haverá também a oferta de palestras sobre novembro azul e pilotagem de drones.
As crianças também serão contempladas pela programação. No dia 29 de novembro, o Projeto Plantando Saberes realizará um dia de campo em uma propriedade rural da cidade de Ceres para que eles possam aprender um pouco mais sobre a preservação e conservação do meio ambiente.
Para participar do Agro é Social na região do Vale do São Patrício, os interessados devem procurar as unidades locais da Emater e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município que reside.
Clique aqui para conferir a programação completa de cada município.
Crédito Social
Para incentivar o empreendedorismo, os alunos que realizarem os cursos oferecidos pela Emater e estiverem dentro dos critérios, poderão receber o Crédito Social. “É um fomento do Governo de Goiás para iniciar um negócio na área que ela foi capacitada, no valor de até R$5 mil. Por exemplo, um aluno que fez o curso de piscicultura, pode receber o dinheiro para iniciar a atividade na sua propriedade”, anunciou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
Por meio da capacitação e do Crédito Social, a Emater proporcionará condições técnicas e financeiras para que os participantes consigam empreender e aumentar a sua rentabilidade, melhorar sua qualidade de vida, além de fomentar a economia do município.
Encerramento
O último dia do Agro é Social terá uma programação especial. Para o encerramento da ação, será realizada uma solenidade para entrega dos certificados aos participantes dos cursos, apresentações culturais, atendimentos técnicos, atividades para crianças e a realização da “Feira do Produtor”, onde serão comercializados os alimentos cultivados e produzidos pela agricultura familiar.
Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias