Técnicos da Emater participam de capacitação sobre fruticultura

Ação visa formar técnicos especialistas no ramo para atender as demandas do estado

Para levar conhecimento e treinar profissionais sobre os procedimentos da fruticultura, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), por meio a Unidade Regional Sudoeste, promoveu a primeira etapa do Curso de Irrigação voltado para fruticultura para técnicos das unidades regionais da Emater entre os dias 3 e 6 de outubro em Santa Rita do Araguaia.

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Antelmo Teixeira, o principal objetivo é formar novos especialistas para atender as demandas do ramo no estado. “Com esse treinamento, vamos poder atender as nossas demandas atuais, principalmente as do Polo de Fruticultura do Vão do Paranã, da Rota da Fruticultura, que está passando por todo o estado, e do projeto que está nascendo aqui no sudoeste goiano”, afirma.

A primeira etapa do curso tratou de assuntos como irrigação, levantamento planialtimétrico e noções básicas de poda de formação em fruteiras. O curso foi ministrado pelo especialista José Luiz Pereira, que é o coordenador da UR Sudoeste.

Ao todo, participarão da formação 24 técnicos, sendo dois de cada unidade regional da Emater, além de dois técnicos da pesquisa agropecuária. A capacitação foi realizada na Fazenda New Life, parceira da Agência no projeto que visa tornar o sudoeste goiano referência em fruticultura no Brasil.

Maior polo de produção de abacate

Visando oferecer mais uma forma de agregar renda ao agricultor familiar e movimentar a economia da região sudoeste, a Emater e a fazenda New Life firmaram parceria para implantação do primeiro polo de produção de abacate em Goiás, na cidade de Santa Rita do Araguaia.

Dividido em duas etapas e somando, ao todo, trezentos hectares, o plantio – que deverá ser o maior da fruta no Centro-Oeste – considerou uma seleção de variedades que se adaptaram às condições edafoclimáticas da região e a capacidade de expansão da fruticultura local. A primeira etapa da produção será plantada na Fazenda New Life, que servirá como uma espécie de laboratório do projeto.

“Se compararmos a produção do nosso estado com Minas Gerais, São Paulo e Paraná, por exemplo, ela é irrisória. Porém, apesar de produzir menos, aqui se comercializa mais abacate do que nesses lugares. Então, precisamos atender nossa própria demanda e fazer com que a fruta chegue mais fresca ao comércio local”, explica José Luiz Pereira, coordenador da Unidade Regional Sudoeste, que conduz o projeto.

A Emater é a responsável pela elaboração do projeto e pela capacitação dos agricultores familiares, para garantir o melhor aproveitamento da produção. O objetivo é atender uma demanda do mercado goiano e nacional, além de tornar o município uma referência na comercialização de abacate. Somente após os resultados preliminares, previstos para 2024, os produtores serão integrados à iniciativa.

“Para nós, é uma satisfação contar com a Emater nesse projeto tão importante para a região. O nosso resultado aqui, com certeza, vai ser um fator de incentivo para vários agricultores, empresas e empresários. É um propósito muito importante na questão de geração de renda para as pessoas aqui”, destaca Juliano de Oliveira, proprietário e fundador da New Life.

Além de possuir múltiplos benefícios para a alimentação humana, o abacate possui uma grande versatilidade comercial, pois pode ser consumido tanto in natura, como em forma de polpa (suco), além de ser utilizado para extração de óleo e na fabricação de cosméticos.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com | +55 62 3201-2322
www.emater.go.gov.br
@ematergoias