Dia de Campo divulga benefícios da cultura do alho em Perolândia

Ação busca estimular produção da hortaliça na região

Para fomentar a cultura do alho na região sudoeste do estado, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou um Dia de Campo em Perolândia para o lançamento oficial do “Programa Municipal de Apoio a Produção de Alho”.

Em parceria com o Sebrae e o Senar-GO, o projeto começou em 2022 quando foram realizados estudos para identificar hortaliças que não eram plantadas na região. Além disso, o levantamento avaliou ainda o valor agregado de produção destas hortaliças ao agricultor para que, assim, pudessem de serem cultivadas. Após a identificação e avaliação, foi constatado que o alho era a melhor alternativa considerando as condições climáticas da região.

“Entre as hortaliças que foram apresentadas e avaliadas, chegamos à conclusão que o alho era a melhor opção, uma vez que a cidade de Perolândia possui boa altitude e condições climáticas favoráveis a essa cultura. Por isso realizamos o Dia de Campo para divulgar informações sobre o cultivo do alho e convidar os produtores a participarem no próximo ano”, explica José Luiz Pereira, coordenador da Unidade Regional da Emater do Sudoeste goiano.

Durante o evento, foram demonstrados os resultados obtidos desde a implementação da cultura do alho em sete propriedades rurais de Perolândia. Além disso, foi apresentado aos produtores o estudo de viabilidade econômica do cultivo dessa hortaliça.