Emater realiza 2º Encontro Técnico sobre a cultura da jabuticabeira em Hidrolândia

Além de capacitar produtores interessados na produção do fruto, ação visa difundir novos conhecimentos sobre os pomares

Para demonstrar como funciona a produção de jabuticaba em Hidrolândia e difundir ainda mais a cultura do fruto na região, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou o 2º Encontro Técnico sobre a Cultura da Jabuticabeira nesta quinta-feira (17).

O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal José Amâncio e é resultado do projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Jabuticaba, uma parceria entre a Emater, os campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) de Hidrolândia e Urutaí, a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e a Prefeitura de Hidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo.

Iniciado em 2021, o projeto surgiu devido a demanda de produtores da região para identificar pragas e doenças que causam a morte de jabuticabeiras. Além disso, trabalha diversos segmentos dentro da produção da jabuticaba com a promoção de oficinas e a divulgação de informações técnicas obtidas em pesquisas realizadas nos pomares de Hidrolândia.

A Emater foi a instituição responsável por traçar um panorama da cultura do fruto na cidade, com a apresentação de dados apurados juntos aos produtores rurais acompanhados de perto pelos serviços de assistência técnica e extensão rural da Agência.

Para a diretoria de pesquisa agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, o encontro traz para a sociedade e produtores conhecimentos, experiências, cases de sucesso e processamento do fruto bastante valorosos. Neste momento, o foco é encontrar um diagnóstico para a mortandade dos pés de jabuticaba no município.

“Desde de 2015 estamos estudando para conhecer a fundo esse problema e tentar buscar uma resolução que seja benéfica aos produtores. A parceria entre a Emater, a prefeitura e as instituições públicas de ensino superior segue firme para que, juntos, continuemos a pesquisar o agente causal ou o conjunto deles que explique o porquê desse problema nos pomares” explicou.

O prefeito de Hidrolândia, José Délio Alves Júnior, ressaltou a importância do evento para o município. “O município é conhecido por ser a capital da jabuticaba e eventos como este servem para aumentar e alavancar ainda mais estudos e pesquisas que trazem melhorias para os produtores. São eles que verdadeiramente acreditam no potencial do fruto e que levam o nome de Hidrolândia para todo o país”, declarou.

Yago Lima, aluno de agronomia do IF Goiano campus Hidrolândia e participante do encontro, acredita que o momento tenha sido muito promissor para o fruto e para o município. “É um cultivo que cresce a cada dia e que tem um mercado produtivo aqui na cidade. Com o encontro, abrimos os olhos dos produtores para eles saberem empreender com a jabuticaba e alavancar neste mercado”, conta.