Presidente da Emater visita unidades de pesquisa no Norte goiano

Acompanhado da equipe diretiva, Rafael Gouveia foi conferir as pesquisas que estão sendo realizadas em Porangatu e verificar áreas disponíveis para realização de estudos científicos em Luiz Alves

O presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Rafael Gouveia, acompanhado da equipe diretiva, realizou agenda na região Norte de Goiás, entre os dias 08 e 09 de agosto. O objetivo principal foi a visita ao Campo Experimental de Luiz Alves e a Estação Experimental de Porangatu.

Em Luiz Alves, a comitiva esteve no Campo Experimetal para verificar as áreas disponíveis para realização de futuros estudos científicos, além de prospectar demandas de pesquisa aplicada para validação e recomendação de culturas como arroz, feijão e soja que tenham características adequadas para serem recomendadas aos produtores da região.

Já em Porangatu, o presidente teve a oportunidade de ver de perto o andamento de pesquisas que estão sendo realizadas com variedades de melão, uva, banana, mexerica, laranja, mandioca, feijão, milho, arroz, entre outras.

“O trabalho de pesquisa da Emater aqui visa levar até o produtor rural que mora nas regiões Norte e Nordeste cultivares que sejam adaptadas as condições climáticas e de solo desses lugares. Só após a validação desses materiais é que vamos entregá-los aos produtores rurais como mais uma opção de plantio e renda”, afirma Rafael Gouveia.

O desenvolvimento de cultivares adaptadas as características específicas dessas duas regiões representam um avanço para a agricultura familiar goiana, principalmente para aqueles que residem em propriedades localizadas nas cidades do norte e nordeste e que precisam garantir uma boa produtividade do plantio.

“São regiões com muitos agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária. Nós temos que dar opções de subsistência a essas pessoas. Posteriormente, o mercado pode aproveitar o restante da produção que não foi utilizada na alimentação, fazendo com que assim, surja uma oportunidade de aumento na rentabilidade desses produtores”, explica Maria José del Peloso, diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater.

Além do presidente da Agência e da diretora de Pesquisa Agropecuária, Maria José del Peloso, também participaram da agenda o diretor de Assistência Técnica, Antelmo Teixeira, e o Chefe de Gabinete, Edilson Alencar.


Comunicação Setorial da Emater – Governo de Goiás
comunicacao.ematergo@gmail.com
www.emater.go.gov.br
@ematergoias